sexta-feira, fevereiro 18, 2005

Erosão costeira: Anunciadas obras para Esmoriz e Cortegaça


nome da imagemAs praias de Esmoriz e Cortegaça, ambas no concelho de Ovar, figuram entre os 37 locais de risco do Minho ao Algarve que vão receber obras de caracter urgente para travar o avanço do mar no litoral.
Segundo Carlos Sousa Reis, coordenador do Programa Finisterra, nas zonas em causa, "a erosão costeira conseguiu ser superior às capacidades de defesa", impondo-se uma intervenção de emergência.
"Há situações de perda de território que devem fazer parte das nossas prioridades", admitiu aquele responsável ao justificar as medidas tomadas pelo Ministério do Ambiente.
No caso de Esmoriz e Cortegaça, são praias onde, claramente, o mar ameaça periodicamente a segurança de bens e pessoas, sobretudo quem mora em bairros piscatórios.
O plano de combate à erosão prevê, ainda, acções de qualificação das praias e ordenamento através da renaturalização de dunas, o enchimento artificial de praias, reparação de molhes e a requalificação urbana. Não está colocado de parte, também, a demolição de construções.
Existe necessidades de urgentes, num prazo de um a três anos e outras mais diltadas no tempo (três a cinco anos). A verba para as obras, cerca de 50 milhões de euros, está incluída Orçamento do Estado deste ano.
A intervenção envolve o Instituto Nacional da Água (INAG), Instituto da Conservação da Natureza (ICN), Centros de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), Programa Finisterra e autarquias, entre outras entidades.
O diagnóstico do litoral e estratégia de acção resultou da aprovação dos planos de ordenamento da orla costeira (POOC) nos últimos sete anos.

Sem comentários: