segunda-feira, fevereiro 07, 2005

Ovar abandona «politiquices»

Alguns políticos, porque a campanha assim o exige, foram assistir ao cortejo. Da parte dos foliões vareiros, no entanto, nenhuma sátira endereçada aos homens que governam o País. Uma alusão apenas ao mundo da política o rei do carnaval de Ovar chama-se "Dom Sonhador Prematuro", e a rainha dá pelo nome de "Dona Incubadora".
Em Ovar, as piadas políticas surgiram no dia da chegada do rei, que ocorreu há três semanas. No desfile, noutros tempos, também apareciam. Mas este ano, segundo a organização, ninguém se inscreveu nessa modalidade. Mesmo assim, milhares de pessoas assistiram ontem ao corso carnavalesco vareiro, com dezenas de carros alegóricos, muita música e dança importada de terras brasileiras.
Abriu o cortejo a escola de samba Costa de Prata. Depois, ao longo de três horas, os foliões - cerca de dois mil - foram desfilando pelas ruas de Ovar. Alguns grupos surpreenderam pela imaginação, como foi o caso dos Garimpeiros, que se vestiram de palhaços e se movimentavam em rodas gigantes. A escola de dança Charanguinha, com o tema "raça negra", também mostrou rigor e qualidade.
O carro de Manuel Ferreira, Rei do Carnaval de Ovar há 13 anos, encerrava o cortejo. O seu reinado chegou a ser ameaçado, este ano, pela vinda de quatro "celebridades" da Quinta. Mas a oposição dos grupos à ideia fez recuar a organização da festa. As "celebridades", no entanto, não foram esquecidas por um trio de cantadores ao desafio - trouxeram o "Parvalhote" e o José Castelo Branco para as suas jocosas rimas.(«DN»)

Sem comentários: