sábado, fevereiro 19, 2005

GNR detém sete suspeitos de narcotráfico
de apreende mais de 26 mil doses de haxixe


A GNR de Ovar apreendeu mais de 26 mil doses de haxixe e deteve sete suspeitos de tráfico de droga numa operação anti-narcotráfico desenvolvida anteontem no norte daquele concelho, informou fonte policial. Os suspeitos integravam, alegadamente, uma rede que actuava em Esmoriz e tinha como "cabecilha" um homem de 37 anos de Arada.
A operação, a maior dos últimos três anos no concelho, decorreu entre as 7h00 e as 13h00 de anteontem e envolveu 50 militares dos Núcleo de Investigação Criminal (NIC) dos Destacamentos da GNR de Ovar, Oliveira de Azeméis e S. João da Madeira, que teve também agentes do NIC-D (droga). Participaram ainda diversos militares dos Postos da GNR de S. João da Madeira e Ovar.
Segundo o comandante da GNR de Ovar, capitão Manuel Afonso, esta operação, programada pelo NIC de Ovar que iniciou investigações há cerca de um ano, veio na sequência do aumento do consumo e tráfico de haxixe em Esmoriz, uma situação que estava a motivar uma preocupação popular e policial.
Durante a acção, que se caracterizou pelo cumprimento de dez mandados de busca a residências e dois a cafés - em Esmoriz, Cortegaça e Arada - foram apreendidos 5,3 quilos de haxixe - 26.500 doses que a preço de mercado poderiam "render" cerca de 80 mil euros - 87 gramas de pólen de haxixe - num elevado grau de pureza - 100 comprimidos de ecstasy (MDMA, que a preço de mercado estão avaliados em cerca de 500 euros), quatro automóveis, duas motos, uma pistola de alarme, uma pistola calibre 7.65 milímetros (defesa pessoal), uma caçadeira, telemóveis e 400 euros em dinheiro.
Foi ainda detido o proprietário de um café em Cortegaça onde havia jogo ilegal e onde era feito algum tráfico e consumo de haxixe. Este homem foi ouvido em tribunal, em processo sumário, tendo saido em liberdade, mas o obrigou a apresentar-se periodicamente na GNR de Esmoriz, segundo o capitão Manuel Afonso.(«Comércio»)

Sem comentários: