quinta-feira, janeiro 20, 2005

Multinacional Yazaki Saltano pondera
despedir até 500 trabalhadores


A multinacional japonesa Yazaki Saltano - que concentra parte da sua produção nacional na área das cablagens - pretende rescindir contratos com até 500 trabalhadores da sua unidade de Ovar, adiantou ao Diário Económico fonte do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Eléctricas do Centro (STIEC).
Os novos despedimentos prendem-se com a incapacidade de o grupo manter a produção rentável na área das cablagens, como fica explícito num comunicado que a direcção da divisão portuguesa da multinacional entregou aos trabalhadores e a que o DE teve acesso. No documento pode ler-se que «decisões estratégicas ao nível da estrutura europeia da Yazaki (…) levarão a curto/médio prazos à gradual descontinuação de parte da actividade de cablagens em Portugal».
Especificamente, está em causa o fim da produção dos elementos de cablagem para um modelo da Mercedes - cuja descontinuação obrigará, segundo o STIEC, ao despedimento de 350 trabalhadores - e da Toyota (150 trabalhadores). «Face a esta situação, a Yazaki vê-se obrigada a assumir a intenção de preparar e organizar a redução de postos de trabalho correspondentes à cessação dos referidos modelos e respectiva redução de produção», adianta o referido comunicado.
O sindicato considera que o previsível despedimento dos 500 trabalhadores - num universo, na unidade de Ovar, de cerca de 1.500 postos de trabalho - pode corresponder apenas «a uma primeira fase de rescisões», dado que o historial do sector das cablagens em Portugal nos últimos dois anos indica que a sua produção deixou em definitivo de ser rentável. De facto, e uma vez que aquele produto tem muito pouco valor acrescentado, parte substancial das empresas deslocalizou a produção de cablagens para o Magreb e o Leste europeu.(«DE»)

Sem comentários: