sexta-feira, janeiro 07, 2005

Barrinha de Esmoriz
despoluída em 2007


A SIMRia, Saneamento Integrado dos Municípios da Ria, SA, fez ontem o ponto da situação do processo de despoluição da barrinha de Esmoriz. O administrador-delegado da empresa, Fernandes Thomaz, reafirmou que o projecto de valorização ambiental estará concluído em Janeiro de 2007. E está já em fase de concurso a empreitada de ampliação e remodelação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Espinho (investimento de 13,5 milhões de euros).
A adjudicação da obra deverá acontecer no próximo mês de Maio e a sua conclusão está prevista para Dezembro de 2006. Esta intervenção permitirá o adequado tratamento das águas residuais dos concelhos de Espinho, Ovar e Santa Maria da Feira.
Paralelamente, a SIMRia ultima os trabalhos do sistema elevatório de Esmoriz/Cortegaça, enquanto prevê lançar a concurso a execução dos interceptores de Rio Maior, Feira. Este equipamento, em conjunto com os interceptores de Silvalde e Beire, transportará para a ETAR de Espinho os efluentes domésticos e industriais de Santa Maria da Feira. Tudo isto irá, segundo a SIMRia, "viabilizar a redução dos efeitos negativos no ambiente e saúde pública e o aumento do nível de atendimento das populações servidas com drenagem e tratamento de águas residuais".(«Publico»)

Sem comentários: