quinta-feira, janeiro 20, 2005

Novo shopping em 2006

Após vários anos de espera e de viagens para Gaia, Porto e Aveiro, a população de Ovar vai, finalmente, poder usufruir do seu próprio shopping, o primeiro a nascer no concelho, com cinemas, lojas e restaurantes. O edifício será construído frente à Yazaki Saltano, na zona norte de Ovar, e integrado num projecto denominado Sportsforum, onde se inclui uma arena multiusos ao estilo do Pavilhão Atlântico.
De uma assentada só, Ovar irá ter o desejado centro comercial, mas, também, uma verdadeira sala de espectáculos, com 2500 lugares sentados, que poderá ser palco de concertos de música, ópera, espectáculos de teatro, conferências e até circo. Ovar, recorde-se, só usufrui e mal, de uma única sala de espectáculos: o velhinho Cine-Teatro que, apesar de belíssimo em termos arquitectónicos, há muito que está seriamente degradado.
O projecto, integra-se no chamado Plano de Pormenor do Núcleo Desportivo do Norte de Ovar e encontra-se em consulta pública, seguindo para discussão e aprovação na Assembleia Municipal. Segundo José Américo, vereador do Planeamento e Urbanismo da Câmara de Ovar, o plano terá de ser aprovado em Conselho de Ministros e depois publicado no Diário da República. Se tudo correr bem, a construção deverá iniciar-se ainda este ano, esperando-se a inauguração para 2006.
O plano é resultado de um protocolo entre a Câmara e a Associação Desportiva Ovarense Basquetebol e a Associação Desportiva Ovarense (ADO) Futebol.
Para a construção do Sportsforum, segundo o protocolo, a Câmara cede os terrenos à ADO Basquetebol que, por sua vez, contratualiza com a empresa Amorim Imobiliária a cedência do espaço para a construção do centro comercial (22,3 mil m2), ficando esta responsável pela construção da arena multiusos (28,5 mil m2). A Câmara poderá utilizar a arena até oito vezes por ano para a realização de eventos vários.
Ao mesmo tempo, a Câmara cede os terrenos necessários para a ADO Futebol construir mesmo ao lado do Sportsforum o ambicionado complexo desportivo que, incluirá um estádio, campo de treinos, um auditório, uma clínica e até um posto de bastecimento de combustíveis. Ao todo, a Câmara cede 27 hectares de terreno para um projecto que não esquecerá os espaços verdes, prevendo-se a construção de percursos pedonais e de manutenção. Além de tudo isso, estão previstos 2100 lugares de estacionamento.(in «JN» de 16 de Janeiro)

Sem comentários: