sexta-feira, janeiro 07, 2005

Carnaval sem celebridades
mas com «Fundo de Quintal»


nome da imagemA banda brasileira de pagode, «Fundo de Quintal», é a grande novidade inscrita no programa do Carnaval de Ovar divulgado no início desta semana e que se encontra orçado em cerca de 420 mil euros. Pela mão da Fundação do Carnaval vai apresentar-se, pela primeira vez em Portugal, este grupo brasileiro cujos bilhetes já se encontram à venda nas lojas Fnac.
A folia arranca no próximo sábado à noite com a realização da cerimónia de abertura pelo centro da cidade e das carnavalíadas no dia seguinte, no Mercado Municipal.
Para José Américo, presidente da Fundação do Carnaval de Ovar, «os festejos são um motor de desenvolvimento económico do concelho, pois geram riqueza», por isso, frisou, a propósito de recentes críticas tecidas por autarcas do concelho, «tratar-se de um investimento e não de uma despesa». A novela «celebridades» já lá vai e não deixa saudades. «A possibilidade de trazer figuras públicas fazia sentido apenas em termos de bilheteira porque não representava nenhuma mais valia em termos qualitativos», sublinhou o responsável. Para demonstrar que não descura a tradição, José Américo anunciou a reedição de folhetos datados de 1963 e 1965 relativos aos folguedos com diversos frases que eram espalhados um pouco por toda a parte. Entre elas, houve uma que ficou «colada» ao ouvido até hoje: «Ovar no Carnaval é a vitamina da alegria».(«DA»)

Sem comentários: