segunda-feira, janeiro 31, 2005

Duas mil crianças asseguram
futuro do Carnaval vareiro


«A grande sementeira do Carnaval de Ovar.» É assim que José Américo, presidente da Fundação do Carnaval, define o desfile infantil que, ontem, reuniu nas ruas do centro da cidade cerca de duas mil crianças de escolas, jardins-de-infância e instituições particulares de solidariedade social de todo o concelho.
Tendo por público alguns milhares de espectadores, as crianças desfilaram num enorme mar de cor e alegria, dando corpo a um trabalho que começou há já várias semanas e que envolveu, além das crianças, pais, professores, educadores e auxiliares. É que, a cada ano que passa, o corso infantil ganha mais importância e o trabalho é cada vez mais árduo.
«Na realidade, o desfile das crianças exige mais responsabilidade e concentração do que o próprio grande corso de Carnaval, pois são os nossos filhos que ali estão», explicou José Américo.
E no que respeita a responsabilidade, ela não foi pequena para o casal de príncipes do Carnaval infantil. Andreia Meda e Diogo Barbosa, ambos da Escola da Habitovar, explicaram que isto de ser da realeza não é só vestir uns fatos brilhantes e usar coroa. «Temos de mandar beijinhos, dizer adeus às pessoas e atirar serpentinas. Temos de divertir as pessoas que nos vieram ver».
Sereias e marinheiros, palhaços e hippies, europeus e índios, flores e gotas de água, abóboras e cozinheiros. De tudo um pouco se viu no desfile, quase sempre sob os temas que foram objecto dos projectos curriculares seguidos nas escolas, desde o Ambiente à União Europeia.
Domingo que vem, sai à rua o desfile da gente graúda.(«JN»)

(Fotos enviadas por T.S. a quem agradecemos penhoradamente)








Sem comentários: