domingo, janeiro 23, 2005

Liga TMN
Ovarense, 95 - Aveiro Basket, 86

Passividade defensiva no primeiro tempo, uma grande exibição de Jaime Silva e uma excelente percentagem de lançamentos de três pontos da equipa da «casa» foram os três factores decisivos na derrota do Aveiro Basket, frente à Ovarense. Com este desaire, e a duas jornadas do fim da primeira volta, a equipa de Emanuel Seco complicou o apuramento para a Taça da Liga, enquanto que, na formação vareira, o técnico Henrique Vieira conseguiu o oitavo triunfo em dez jogos que já leva à frente da equipa.
Jaime Silva, com uma exibição irrepreensível na primeira parte (22 pontos e cinco em seis em «triplos»), foi o grande obreiro da vantagem da Ovarense ao intervalo (51-41), conferindo ao marcador um desnível enganador, face à forma como o jogo se desenrolou nos dois primeiros períodos. Até ao descanso, o encontro foi equilibrado, chegou a ter vários períodos de algum domínio aveirense no primeiro parcial, mas nos últimos três minutos da etapa complementar, a Ovarense conseguiu uma vantagem que viria a ser decisiva no desfecho final da partida.
No segundo tempo, o Aveiro Basket, jogando praticamente com o «cinco» inicial (João Santos e Daniel Félix entraram mal no jogo e Cláudio Sardo só jogou após a quarta falta de Rod Smith), continuou a «bater-se» de igual para igual com o adversário, mas o melhor que conseguiu foi chegar por três vezes aos sete pontos de diferença. Jaime Silva, apesar de melhor defendido por João Figueiredo, ainda fez mais dois «triplos», mas não foi o único a revelar-se eficaz na linha de 6,25 metros, já que Omar Barlett, Herman Alston, Nuno Manarte também contribuíram para os 14 lançamentos de três pontos e 56 por cento de eficácia com que a Ovarense terminou o jogo.
Apesar da boa prestação do Aveiro Basket, a Ovarense venceu com justiça. Não foi uma vitória fácil, mas os vareiros, depois da vantagem conseguida à beira do intervalo, acabaram por gerir bem o resultado. Referência final para duas notas negativas: contrastando com a excelente atitude (mais uma vez) revelada em campo, alguns jogadores sentados no «banco» do Aveiro Basket, já perto do fim da partida, revelaram uma postura pouco condizente para quem estava à beira de mais uma derrota; e também para o trabalho do trio de arbitragem, já que errou quase sempre em prejuízo do Aveiro Basket.

Walter Jeklin
reforça Ovarense

O «base» esloveno, Walter Jeklin, de 35 anos, é o mais recente reforço da Ovarense. Jeklin jogava no Warbud Warszawa, da Polónia, e na época de 2001/2002 já tinha passado pelo basquetebol português, ao serviço da Oliveirense, nessa época orientada pelo actual técnico vareiro, Henrique Vieira.(«DA»)



Sem comentários: