terça-feira, janeiro 25, 2005

Pena suspensa para assaltantes
de grupos de Carnaval em 2004


O Tribunal de Ovar suspendeu, ontem, a pena de prisão dos dois responsáveis pelos assaltos aos Grupos de Carnaval, o ano passado, naquele concelho.
Luís Brito, de 18 anos, que se encontra em prisão preventiva por ter ateado fogo à ex-namorada no passado dia 3, e Rui Manuel foram condenados a dois anos e meio e dois anos de prisão,
respectivamente, mas viram as penas suspensas por dois anos e meio. Um terceiro indivíduo, acusado do crime de receptação, foi absolvido.
O tribunal deu como provados os factos da acusação imputados aos dois réus, que confessaram a autoria dos furtos, num valor que ascendeu a 2.830 euros, acusando-os de crime de furto qualificado, em co-autoria, aplicando-lhes "a pena especial para jovens adultos" que vai até seis anos, segundo o juiz do processo. Luís Brito foi ainda condenado por conduzir sem carta de condução. Os dois jovens condenados ficam ainda obrigados a uma pena de multa.
Uma semana antes do Carnaval de 2004, Luís Brito e Rui Manuel assaltaram os grupos de Carnaval «Palhacinhas» e «Pindéricus», furtando diversas ferramen- tas indispensáveis para terminar os trabalhos de preparação para o grande corso do dia 24 de Fevereiro. A participação dos grupos chegou a estar em causa. No entanto, poucos dias depois a PSP de Ovar deteve os assaltantes e recuperou todo o material furtado.
Refira-se que Luís Brito, também suspeito de ter violado uma idosa de 78 anos, já tinha sido indiciado pelo homicídio de um deficiente motor em 2001.(«Comércio»)

Sem comentários: