quarta-feira, janeiro 26, 2005

Celebridades de fora,
venha o Carnaval


Moliceiro.com – O que podemos esperar do Carnaval 2005 em Ovar?
Américo Sá Pinto (ASP)
– Em termos de festejos tradicionais a máquina já está no terreno. Em termos de maquetes, dos 20 grupos e 4 escolas de samba, também está tudo aprovado. Pela qualidade dos trabalhos que tenho verificado no mínimo vai ser igual aos anos anteriores.
Moliceiro.com – Algum atractivo especial para esta edição?
ASP
– Temos o espectáculo com a banda Fundo do Quintal, que é uma banda ligada à música pagode. É no dia 29 de Janeiro e tenho boas referências da qualidade da sua música.
Moliceiro.com – A Fundação queria implementar outras atracções, mas as coisas não correram bem...
ASP–
Não se trata da fundação querer ou não. Trata-se sim de uma análise que se fez com todos os intervenientes sobre como se poderia atrair mais público a Ovar. Então pensou-se na possibilidade de se contratarem figuras públicas que iriam desfilar nas escolas de samba e não como reis ou rainhas, pois esses tem que ser obrigatoriamente residentes no concelho. Foi uma hipótese que a Fundação trabalhou no sentido de ver até onde poderia ir, apostando em rendimento e não despesa e conjugar a vinda dessas figuras com a televisão como forma de divulgação do Carnaval de Ovar. Só verificas essas situações é que se iria colocar aos grupos e escolas essa hipótese...
Moliceiro.com - ... as escolas anteciparam-se na contestação a esse modelo?
ASP –
Não. Cerca de quatro grupos é que revelaram publicamente a sua posição. Mas digo-lhe, depois de falarmos com os grupos e escolas, se tivesse acontecido uma votação (ainda bem que não houve) o sim teria ganho. Mas repare que nós organização temos, sempre tivemos e sempre teremos resistências à vida dessas figuras, mas a questão não tem a ver com a nossa formação cultural, intelectual ou tradicional. O objectivo era só financeiro.
Agora os pressupostos que colocámos para avançar na contratação dessas celebridades não foram atingidos e a partir desse momento nem sequer se pôs o assunto a votação.
Moliceiro.com – Está tudo resolvido?
ASP
– Está tudo sanado. E mais do que isso porque nada pode pôr em risco esta organização. O carnaval de Ovar não é uma festa é um fenómeno social.

«Ovar tem as raparigas mais bonitas do Carnaval»

Moliceiro.com – Quanto se vai gastar no Carnaval de Ovar este ano?
ASP
- O Carnaval de Ovar tem um orçamento de 420 mil euros. Exactamente o mesmo valor do ano passado. Estamos com contenção total de custos dadas as dificuldades financeiras do país, das autarquias e das próprias pessoas. Arredámos tudo o que é supérfluo sem descorar aquilo que realmente dá vida à iniciativa, reduzindo a decoração da cidade, o fogo de artificio e outras coisas do género para o mínimo dos mínimos. Continuamos a apostar forte, sem reduções, no apoio aos grupos e às escolas de samba.
Moliceiro. Com – Esse orçamento é suportado, maioritariamente, pela Câmara de Ovar?
ASP
– A Câmara é a entidade promotora do Carnaval. Criou a fundação que tem como presidente, por inerência o presidente da Câmara. A autarquia suporta, e muito bem o Carnaval, porque não é uma simples festa e cada vez mais mostra profissionalismo, transformando-se num motor de desenvolvimento económico também. Repare que para além do orçamento, há grupos e escolas que gastam muito mais que o apoio que lhes é dado. Estamos a falar de despesas de madeira, ferro, tecido e outros, que são comprados localmente. A própria restauração beneficia da iniciativa e outros sectores, enfim, o Carnaval vareiro é uma pequena grande indústria que começa a exigir maior profissionalismo na manutenção de pessoas a tempo inteiro na fundação.
Moliceiro.com - Em termos de números, quantos participantes vai ter este carnaval?
ASP
– Temos cerca de 2000 figurantes, 25 carros alegóricos, temos 20 grupos (passerelle e carnavalescos) e as quatro tradicionais escolas de samba. Temos também o tradicional Carnaval Infantil, no dia 30, que é um trabalho das escolas e das IPPS’s do concelho, que é a menina dos nossos olhos.
Moliceiro.com – Para este ano há uma novidade em termos de promoção. A Fundação vai reeditar cartazes e slogans de antigas edições. Quer falar-nos disso?
ASP
– Sim é verdade. É a reedição dos folhetos que saíram em 1963, com umas frases muito engraçadas que vamos distribuir pelos cafés e pelas pessoas que nos visitarem. Estamos a falar de frases que ainda hoje são verdadeiras, como «Ovar tem as raparigas mais bonitas do Carnaval», «O Carnaval de Ovar é a Vitamina da Alegria», entre outras que são antigas mas também o são actuais.

«O nosso Carnaval é um vulcão»

Moliceiro.com – A organização espera muito público para este ano?
ASP
– Há sempre o factor clima. Está sempre dependente desse factor, mas nós, felizmente, não precisamos de muita publicidade dado o seu histórico, com mais de 50 anos. Basta vir aqui na segunda-feira de carnaval à noite, à semelhança do ano passado, com milhares de pessoas na rua até às 5, 6 ou sete da manhã.
Moliceiro.com – Quantas pessoas mobilizou a iniciativa no ano passado?
ASP
- Estimamos que Ovar atraiu cerca de 100 mil pessoas, em todos as manifestações do Carnaval.
Moliceiro.com – Esse número poderá ser atingido este ano?
ASP
– Vai acontecer com certeza, mas S. Pedro tem que nos ajudar. O factor clima é mesmo determinante, principalmente na receita da bilheteira, porque neste tipo de iniciativa a despesa está feita antes do Carnaval, à espera de uma boa bilheteira.
Moliceiro.com – Chamou-lhe fenómeno social, ou seja, uma festa que já é indissociável da vida dos vareiros?
ASP
– O nosso Carnaval é um vulcão. Quando a festa começa, e já começámos no passado dia oito (é um mês de festa) é um jorrar de alegria, e reporto-me apenas a iniciativas organizadas porque ainda há o carnaval espontâneo um pouco por todo o lado. É impressionante o ambiente que há nas sedes dos grupos e das escolas, que de facto são realmente as nossas celebridades.
(Entrevista publicada pelo site «Moliceiro.com»)

Sem comentários: