sexta-feira, janeiro 28, 2005

Descarga da ETAR de Esmoriz
volta a afectar a água da barrinha


A Câmara de Ovar efectuou uma descarga da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Esmoriz/Cortegaça para a Vala de Maceda, que drena para a Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos, tornando o curso da água leitoso e mal cheiroso.
Segundo o director-delegado dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, as descargas "são contínuas e estão legalizadas pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C)". Algo que não foi possível confirmar.
Alfredo Costa recusou também prestar qualquer outro esclarecimento. "É tudo o que tenho a dizer", rematou.
No entanto, numa situação idêntica ocorrida no passado dia 13 de Julho, fonte do Ministério do Ambiente garantia, na altura, que estas descargas "são proibidas".
A última descarga ocorreu na passada terça-feira à noite e ao local foi uma Equipa do Ambiente da GNR de Ovar que recolheu amostras de água e entregou à Divisão Sub-regional da CCDR-C em Aveiro para análise, segundo fonte policial. Tal como em situações anteriores também desta vez a ETAR efectuou uma descarga numa altura em que a Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos estava aberta ao mar por ter atingido o seu limite.(«Comércio»)

Sem comentários: