

Desenvolvimento desportivo atirado "Borda Fora" na Piscina Municipal - Deputados AGIR
Os Deputados eleitos pelo AGIR! Pelo Desenvolvimento da Nossa Terra (Daniela Patarena, Carla Velado e Rui Oliveira) vêm denunciar a falta de visão estratégica do executivo PSD/Lígia Pode.
O atual complexo da Piscina Municipal de Ovar, inaugurado em Novembro de 1994, conta com mais de 30 anos de existência. Ano após ano, esta infraestrutura vai-se degradando, vai perdendo eficiência energética e os custos com a sua manutenção são cada vez mais elevados, tornando-se um verdadeiro “sorvedouro” do erário público vareiro. Igualmente preocupante é o facto deste complexo servir apenas de actividade lúdica desportiva, pois não possui dimensões mínimas exigíveis para receber provas oficiais; designadamente olimpicas .
Urge resolver este problema!
Foi recentemente aprovado em reunião de câmara, pelo executivo PSD/Lígia Pode, o estudo prévio para as Piscinas Municipais de Ovar, uma obra que tem uma estimativa orçamental de perto de 3 milhões de euros.
O montante global anunciado e que raramente é cumprido, acabando por norma ser sempre substancialmente superior, revela que a intervenção na infraestrutura não deverá ser uma simples obra de “cosmética”.
Manifestamos publicamente a nossa preocupação relativamente a este acto de gestão autárquica, porque se pode estar a perder uma enorme oportunidade de aplicar esta verba num projeto novo e sustentável, que traria um retorno social e financeiro incomparavelmente superior.
Ao optar pelo status quo, o PSD e a vereadora LIGIA PODE poderão condenar Ovar a mais 30 anos de atraso desportivo, ignorando as necessidades reais das associações e das famílias!
UMA CARTA DESPORTIVA MUNICIPAL DESACTUALIZADA E A NOSSA VISÃO.
A carta desportiva municipal, ou o “Atlas Desportivo do Município de Ovar”, foi um documento elaborado em 2009. Neste documento de cerca de 220 páginas, cujo objectivo era, à data, efectuar o diagnóstico da realidade desportiva e associativa do município de Ovar, estão igualmente descritos todos os equipamentos desportivos que naquela data existiam no município de Ovar, bem como o seu estado de conservação.
17 anos volvidos e actualizações “zero”. Tal como infelizmente tem vindo a acontecer com o nosso município, parou no tempo! A Piscina Municipal de Ovar é prova “viva” que a gestão do presente executivo é uma gestão de “dia a dia”, sem visão, sem projectar o futuro!
Defendemos uma infraestrutura moderna, sustentável e integrada que inclua:
Capacidade de Competição: Espaço para natação competitiva e artística (onde o OVAR/SINCRO é referência), apto a receber provas nacionais e internacionais.
Inclusão Social: Condições dignas para a natação sénior, aprendizagem infantil e pleno acesso a cidadãos com necessidades especiais.
Valências Complementares: Ginásios e espaços de recuperação física abertos a toda a comunidade.
A INCOERÊNCIA DE LÍGIA PODE: DE DEFENSORA A "MARIONETA"
É com profundo lamento que observamos a deriva política da vereadora Lígia Pode. Recordamos que, em campanha, a própria defendeu publicamente perante o eleitorado e as instituições desportivas a necessidade de um projeto novo e ambicioso.
Hoje, em funções, assistimos a um "ziguezague" lamentável: Traição de Confiança: Ao votar favoravelmente a este estudo prévio, aniquila a oportunidade de construção de um novo complexo que antes prometia.
Falta de Verticalidade: Demonstra total submissão aos interesses do PSD, funcionando como uma "marioneta" política que governa ao sabor das circunstâncias e não das convicções.
OVAR MERECE MAIS!..
Governar sem coerência é prejudicar todos os ovarenses. Apesar desta oportunidade perdida, os deputados do AGIR! manter-se-ão firmes na defesa de uma visão estratégica e responsável. Ovar merece mais, merece uma infraestrutura moderna, eficiente em termos energéticos, com custos de manutenção mínimos, que seja uma verdadeira referência e que honre o seu talento desportivo.
Grupo Parlamentar AGIR! - Pelo Desenvolvimento da Nossa Terra,
Daniela Patarena, Carla Velado e Rui Oliveira https://www.ovarnews.pt/98766-2/
Sem comentários:
Enviar um comentário