

Mário Ferreira, professor do Departamento de Física (DFis) da Universidade de Aveiro (UA), foi distinguido como Fellow da maior sociedade a nível mundial na área da ótica e da fotónica: a SPIE - The International Society for Optics and Photonics. O académico já fora distinguido, em 2025, como Fellow por uma outra sociedade: a OPTICA (antiga OSA - Optical Society of America).
A distinção recebida – SPIE Fellow – representa o mais alto nível de reconhecimento profissional em ótica e fotónica e homenageia indivíduos cujas realizações técnicas excecionais e liderança tiveram um impacto significativo na área e na comunidade científica em geral. Os SPIE Fellows são reconhecidos não só pela sua especialização, mas também por promover a inovação, orientar outros e moldar o futuro da ótica e da fotónica através da sua influência e serviço.
A SPIE - The International Society for Optics and Photonics possui 180000 membros em mais de 170 países e foi fundada em 1955 na Califórnia, estando sediada em Washington desde 1977.
De facto, para além de várias publicações em revistas e da participação em diferentes comités da SPIE, o professor natural de Maceda, Ovar, tem servido como Presidente de várias conferências, como Instructor e como Professor Visitante junto de vários núcleos de estudantes universitários apoiados pela sociedade em diversos países do mundo.
Tem publicado, ao longo dos últimos anos, vários livros na área da óptica e da fotónica, editados pela John Wiley & Sons, CRC Press, Institute of Physics Publishing, Elsevier, Springer Nature, Oxford University Press e Editora Ciência Moderna (Brasil). https://www.ovarnews.pt/mario-ferreira-dfis-e-fellow-da-international-society-for-optics-and-photonics/
Sem comentários:
Enviar um comentário