quinta-feira, janeiro 29, 2026



Porque é que as tempestades têm nome?
A atribuição de nomes às tempestades é uma prática relativamente recente na Europa, mas já acontece há vários anos nos Estados Unidos e no Pacífico. O principal objetivo é facilitar a comunicação e levar os cidadãos e a proteção civil a identificar rapidamente a tempestade em curso. Para além disso, facilita o trabalho dos meteorologistas, que conseguem acompanhar e distinguir as diferentes depressões que atravessam o continente.

Os nomes das tempestades não são atribuídos por acaso, sendo que há uma lista pré-definida de nomes partilhada entre o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os serviços meteorológicos de Espanha, França, Bélgica, Luxemburgo e até do Principado de Andorra.

Assim, os nomes das tempestades seguem uma ordem alfabética e são atribuídos antes destas se tornarem perigosas. Caso a tempestade cause danos graves ou perdas humanas significativas, o seu nome pode ser retirado da lista como forma de respeito. https://www.ovarnews.pt/porque-e-que-as-tempestades-tem-nome/

Sem comentários: