Zero em Comportamento é uma associação nasceu em dezembro de 2000 e, desde logo afirmou-se como uma alternativa à exibição comercial de cinema em Lisboa, apostando na reposição de filmes e, principalmente, na apresentação de títulos inéditos em Portugal.
Entre 2001 e 2003, a sua atividade esteve centrada na programação do Cine-Estúdio 222. Em 2004, organizou a primeira edição do IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema Independente, atualmente um dos maiores e mais importantes festivais portugueses.
Desde finais de 2013, a associação passou a focar-se mais no público mais jovem e infantil. Consciente da falta de oferta de cinema de qualidade para este público tão importante e ainda tão “moldável”, a Zero em Comportamento preocupa-se em disponibilizar filmes de grande qualidade artística mas que, ao mesmo tempo, apresentam um conteúdo de significativo valor educativo e que, portanto, são perfeitos para os educadores (pais e professores) abordarem diversas questões fundamentais para o crescimento das crianças e jovens enquanto seres humanos conscientes e críticos do mundo em que vivemos.
O ciclo arranca este domingo, 18 de janeiro, na Escola de Artes e Ofícios, para uma vez por mês, garantir uma hora de diversão e de pedagogia a toda a família. Em cada sessão será entregue uma ficha de exploração pedagógica que permite aos adultos conversar com as crianças sobre os conteúdos apresentados, contribuindo, desta forma, para o crescimento das crianças e jovens enquanto seres humanos conscientes e críticos do mundo em que vivemos.
JANEIRO 2026
SINOPSE DA SESSÃO
Sessão com a história de uma estrelinha que tenta regressar a casa, para celebrar o seu último aniversário em família. De seguida, conhecemos o rapaz bolota, que procura descobrir um mundo novo, mas antes tem de aprender a andar. Logo depois, uma jovem recebe a ajuda de uma fada que transforma tudo à sua volta, fazendo-nos lembrar as princesas da Disney. Segue-se uma animação acerca de um menino especial e da forma como lida com o bullying, e depois outra que nos faz pensar sobre o que aconteceria se todas as abelhas do mundo desaparecessem. Há tempo para um piquenique com a família da Miriam e também para o pânico total, com situações caricatas que acontecem no dia-a-dia. Finalizamos ao ritmo de um grupo de bateristas que planeia um verdadeiro assalto musical. Vamos ao cinema?
ALINHAMENTO DOS FILMES
1 – A ESTRELINHA QUE VOLTOU PARA CASA
Mitra Shahidi, Animação, EUA, 2023, 10 min.
Um espírito de uma estrelinha viaja de volta a casa, para celebrar o seu aniversário com a família pela última vez. Após ser desviada do caminho, tem de percorrer a cidade antes que o tempo se esgote.
2 – O RAPAZ BOLOTA
Dace Riduze, Animação, Letónia, 2011, 10 min.
Uma menina cria personagens a partir das ofertas que o Outono lhe traz. Uma delas, o pequeno Rapaz Bolota, perde-se acidentalmente na relva. Ele quer descobrir este mundo novo, mas antes tem de aprender a andar. Enquanto procura o seu chapéu, chega à aldeia dos insetos, onde vai encontrar surpresas e novas aventuras.
3 – A TRANSFORMAÇÃO
Martin Vermelen, Matthieu Hassan, Esla Bréhin, Animação, França, 2010, 7 min.
A Transformação é uma homenagem às princesas da Disney. Conta-nos a estória de uma jovem limpando o seu apartamento que se encontra em péssimo estado. Quando se deixa apoderar pela fadiga, eis que aparece uma ajuda especial: uma fada.
4 – IAN, UMA HISTÓRIA SOBRE INCLUSÃO
Abel Goldfarb, Animação, Argentina, 2018, 9 min.
Ian nasceu com paralisia cerebral. Como qualquer criança, ele também quer ter amigos, mas a discriminação e o bullying afastam-no do recreio. No entanto, a sua persistência e força interior desencadearão algo surpreendente. Subitamente o seu redor é preenchido com cores vivas, vida e ação.
5 – A TERRA NAS MINHAS MÃOS – SEM ABELHAS
Nicolás Conte, Animação, Argentina, 2016, 5 min.
O que aconteceria se todas as abelhas do mundo desaparecessem? Mara, com a ajuda do seu gato Pantufla e com um pouco de imaginação, descobre uma solução para salvar o Planeta Terra.
6 – AS AVENTURAS DE MIRIAM: O PIQUENIQUE
Andrés Tenusaar, Animação, Estónia, 2007, 5 min.
Neste passeio de família, enquanto os pais preparam a mesa para o piquenique, os miúdos brincam no campo. A Galinha tremendo, passeia por uma horta com medo de encontrar um espantalho.
Enquanto todos a observam, o irmão mais novo encontra uma cobra, mas esta Galinha é valente, e pretende ser o herói do dia.
7 – PÂNICO
Joost Nieuwma, Daan Velsink, Animação, Holanda, 2015, 6 min
Será que deixei a porta de casa aberta? Será que fechei as luzes? Será que o meu filho fica bem sozinho, durante a minha ausência? A quem é que isto nunca aconteceu?
8 – MÚSICA PARA UM APARTAMENTO E SEIS BATERISTAS
Johannes Stjarne Nilsson e Ola Simonssen, Ficção, Suécia, 2001, 10 min.
Seis bateristas participam num plano musical de ataque nos subúrbios. Um velho casal deixa o seu apartamento e imediatamente a seguir os bateristas tomam-no de assalto.
https://www.ovarnews.pt/filminhos-infantis-a-solta-em-ovar-pela-associacao-cultural-zero-em-comportamento/
Sem comentários:
Enviar um comentário