Álvaro Santos venceu as eleições para a presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), realizadas esta segunda-feira. O candidato, que renunciou recentemente às funções de vice-presidente na Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia para se focar nesta corrida, sucede assim a António Cunha no cargo mais influente da estrutura regional.
A vitória de Álvaro Santos, natural de Ovar, que contou com o apoio crítico de várias sensibilidades do PSD e de diversas autarquias de relevo, marca o início de um novo ciclo na gestão dos fundos estruturais e no planeamento estratégico do Norte de Portugal. Durante a campanha, Santos defendeu um “salto qualitativo” e uma maior proximidade da CCDR-N às necessidades reais dos municípios, criticando o que apelidou de “excessiva centralização” da gestão cessante.
“O tempo agora é de trabalho, cooperação institucional e resultados Norte tem talento, capacidade e futuro”, considerou.
As eleições desta segunda-feira mobilizaram milhares de autarcas — incluindo membros dos executivos e deputados municipais — que compõem os colégios eleitorais.
Este modelo de eleição indireta, consolidado nesta votação de 2026, reforça a autonomia regional perante a administração central, entregando agora a Álvaro Santos a chave da execução do programa Portugal 2030 na região Norte.
Ribau Esteves (PSD), antigo presidente da Câmara de Aveiro e do município de Ílhavo, foi eleito presidente da CCDR Centro.
https://www.ovarnews.pt/alvaro-santos-e-o-novo-presidente-da-ccdr-norte/
Sem comentários:
Enviar um comentário