segunda-feira, julho 18, 2005

Quem escreve assim merece
uma medalha no dia 25


O blog «7 meses», da vizinha (agora) cidade de Estarreja, num ataque de inspiração corrosiva, inventou esta pequena história sobre as origens do povoado de Ovar. Mas o mais interessante, é que o autor em causa parece conhecer efectivamente determinados conteúdos históricos dados como provados sobre a evolução histórica da nossa terra.
Contada como se de uma «História para crianças de 5 anos» se tratasse, o bloguista começa assim:
«Era uma vez uma terrinha muito pequenina chamada Cabanões onde toda a gente se dedicava ao comércio, pricipalmente à venda de sal, peixe e vinho. Os habitantes da aldeia vizinha da Feira chamavam-nos de vareiros, palavra depreciativa porque os achavam muito porcos e como andavam sempre em grupo, diziam:- Oh suas varas de porcos!...Vão-se embora, não vos queremos na nossa Feira, vareiros! Já deram cabo das lojas dos 300 (cruzados, moeda daquele tempo) e agora vendem o vinho a metade do preço!...Isso é vinho feito a martelo! Vão-se embora, vão p'ra vossa terra...Ainda por cima a Feira mandava em Cabanões e eles não queriam ser mandados por quem os chamava de porcos...Queriam rebelar-se mas faltava um líder, um Viriato, um Afonso Henriques, alguém que os inspirasse...Até que esse líder apareceu.O seu nome era Santa Camarão! Destemido e com a força de dez homens, juntou a força dos homens de Cabanões à língua das peixeiras da sua terra e partiram para a Feira decididos a partir aquilo tudo!Quando as gentes da Feira ouviram as peixeiras e viram Santa Camarão, assustaram-se e meteram-se todos no Castelo!Santa Camarão não era homem de se deter com uma simples parede e passou a dar murros ao castelo, tirando uma pedra por cada murro.Os Feirenses, com medo de levar no pelo, perguntaram o que aquela gente queria.Santa Camarão declarou:- Queremos ser livres! Queremos vender onde nos apetece! Queremos...De dentro do Castelo uma voz trémula diz:- Oh Var...ehhh....Oooh Var....ehhh...Vocês podem ter tudo o que quiserem...não dêm cabo é do nosso querido Castelo...Foi nesse dia, que ficou conhecido como o dia Oh Var (para lembrar o dia em que os Feirenses se borraram todos de medo), que Cabanões ficou dono do seu destino. Anos mais tarde foi feita a última homenagem a esse dia, quando mudaram o nome da então Vila de Cabanões para Ovar.

1 comentário:

kimikkal disse...

Nota do autor 7 Meses: Tal como já caracterizei de uma forma "corrosiva" a história de Estarreja, (http://7meses.blogspot.com/2005/07/histria-para-crianas-de-5-anos-i.html) também já dissertei sobre outras localidades de Portugal (Aveiro, Murtosa...) e inclusivamente sobre o país em si, também fiz "história" de Ovar. Fundamentei os meus conhecimentos na história de Ovar e nas personagens típicas, como Santa Camarão, o qual já conhecia e inclusivamente tinha referido em artigos anteriores.

Espero que estas "histórias" não melindrem ninguém, pois não foi com essa intenção que foram feitas.

De qualquer forma, a prova suprema do sentido de humor é podermos rir de nós próprios. Afinal a história que mais gozo me deu escrever foi a de Estarreja e depois rever-me na mesma.