terça-feira, julho 19, 2005

COMUNICADO DA YAZAKI SALTANO

«Na sequência da greve realizada hoje, que contou apenas com cerca de uma dezena de colaboradores, a Direcção da Yazaki Saltano Portugal informa que:
a) os contactos mantidos com o governo e autarquias ainda não estão concluídos.
b) 30% dos 500 colaboradores das linhas de produção dos modelos Toyota Avensis (Engine) e R171 Mercedes, já foram realocados nas linhas do modelo Toyota Corolla.
c) as linhas do Toyota Corolla ainda vão acumular mais postos de trabalho. A Yazaki Saltano continua a antecipar as necessidades de recrutamento, através da realocação de colaboradores e recrutamento interno.
d) 5% dos colaboradores foram “retidos” na Yazaki Saltano de Ovar Produtos Eléctricos*, outra empresa do grupo;
e) 65% estão a ser transferidos para outras linhas de produção ou têm vindo a rescindir contrato por mútuo acordo, podendo recorrer ao outplacement - acompanhamento e acesso às técnicas necessárias para uma pesquisa de emprego eficaz ou apoio na criação de empresas.

A única empresa do Grupo envolvida nesta situação é a unidade de Ovar da Yazaki Saltano de Portugal Componentes Eléctricos para Automóveis Lda, que não prevê extinguir a produção de cablagens.
A Yazaki Saltano, empresa que se dedica à produção em Portugal de componentes eléctricos para automóveis, foi criada em 1986 e conta com um total de 3177 colaboradores, repartidos em três fábricas: Yazaki Saltano de Portugal, Componentes Eléctricos para Automóveis, Lda., com unidades de fabrico de cablagens em Gaia (1403 colaboradores) e Ovar (1435 colaboradores) e Yazaki Saltano de Ovar, Produtos Eléctricos, Lda. (339 colaboradores).

*A Yazaki Saltano de Ovar Produtos Eléctricos, iniciou actividade em 1992 e produz componentes eléctricos para automóveis, nomeadamente fio eléctrico para cablagens; caixas de fusíveis (controlo de funções variadas como luzes, piscas, limpa pára-brisas; conector óptico (ligações áudio, vídeo e telemóvel) e injecção de moldes (conectores).

2 comentários:

SATÉLITE YAZAKI disse...

Boas,
é com muito gosto que deixo aqui o meu pequeno comentário.
Tenho a dizer que é com muita pena que vejo mais uma empresa a desaparecer aos poucos do nosso país. A fábrica de Ovar era um exemplo de bom funcionamento e de camaredagem entre os trabalhadores. Por isso resolvi criar um pequeno espaço para que os trabalhadores que ainda existem possam exprimir as suas ideias com liberdade.
http://welcome-yazaki.blogspot.com

Anónimo disse...

gostaria de saber o que a camara de ovar anda a fazer ?ou será que so tem olhos para o carnaval . Só espero não ver falar de ovar como um municipio com grande taxa de desemprego e pobreza na televisão. acorde para a realidade do município senhor presidente da camara de ovar