quarta-feira, julho 13, 2005

Ministro do Ambiente inaugura
Sistema Elevatório de Esmoriz/Cortegaça


Com um investimento de 1,7 Milhões de euros, o Sistema Elevatório de Esmoriz/Cortegaça e troço final do Interceptor de Rio Maior é composto por uma estação elevatória e cerca de 4 km de condutas. Em funcionamento desde Abril de 2005, estas infra-estruturas vieram possibilitar o transporte das águas residuais domésticas e industriais com origem na parte Norte do concelho de Ovar até à ETAR de Espinho, onde depois de tratadas são rejeitadas no mar através do Exutor Submarino de Espinho, sendo já visíveis os sinais que evidenciam a despoluição de diversas ribeiras drenantes para a Barrinha de Esmoriz / Lagoa de Paramos.
O projecto de despoluição da Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos tem como componente principal a ETAR de Espinho, cuja empreitada tem início hoje, com a assinatura do 1º auto de consignação da empreitada de remodelação e ampliação.
Localizada junto à praia de Paramos, a ETAR de Espinho será dimensionada para servir uma população de 192 232 habitantes-equivalentes (ano horizonte 2030), a um nível de tratamento secundário, resultando de uma adaptação do actual esquema de tratamento, de modo a torná-lo mais eficiente e flexível face ao acréscimo de águas residuais em termos de caudal e cargas poluentes. A empreitada foi adjudicada ao consórcio Soares da Costa / Efacec, pelo valor total de 9,9 Milhões de Euros e com um prazo de execução de 579 dias.
Em termos globais, o projecto de despoluição da Barrinha de Esmoriz / Lagoa de Paramos, inclui ainda a construção de 24 km de colectores e 5 Estações Elevatórias, ascendendo a um investimento total de 23 Milhões de Euros, comparticipado em 59% pelo Fundo de Coesão.(Ler mais)

Sem comentários: