terça-feira, julho 12, 2005

O "Arrastão" em A Dois

Depois de a PSP ter assumido o manifesto empolamento dos acontecimentos da praia de Carcavelos, em 10 de Junho último, foi interessante ver o esgrimir de argumentos entre Luís Osório (ex-director de A Capital) e Eduardo Dâmaso (sub-director do Público). Ambos defenderam posições antagónicas a propósito do caso baptizado pelos media como "arrastão". O debate, em que participou também o sociólogo da comunicação José Barreiros e contou com a moderação de Estrela Serrano, ocorreu ontem no programa "Clube de Jornalistas", em A Dois.
Deste e doutros debates havidos guardei duas notas: A primeira diz respeito ao reconhecimento de que os media "meteram água". Mas não deixa de ser irritante o "mas" que vem logo a seguir, que acaba por esvaziar e descredibilizar em boa medida, a assunção do erro e desviar o foco de atenção da responsabilidade dos media.
Para lá da questão de saber se houve ou não houve arrastão - e esta é a segunda nota - há um problema grave, com o qual os media precisam de lidar com muito mais cautela e sabedoria, que é a relação insegurança-xenofobia.
Em todo o caso, este foi o momento em que uma questão indubitavelmente importante foi finalmente objecto de debate. (Um contributo aqui)

Sem comentários: