quinta-feira, julho 28, 2005

Hospital Dr. Francisco Zagalo
com acreditação total


O Hospital de Ovar tornou-se, esta semana, na primeira unidade hospitalar portuguesa de Nível 1 a obter a acreditação total concedida pela organização internacional The Health Quality Service (HQS).
Após ter sido auditado em 23 de Junho 2005, por uma equipa conjunta do IQS / HSQ, o comité de acreditação, após análise do relatório, considerou “que todos os critérios foram cumpridos ou que foram feitos progressos suficientes desde que decorreu a primeira auditoria” ao hospital, em Fevereiro de 2003. pelo que lhe conferiu a acreditação total.
As auditorias da HQS avaliam a forma como as unidades de saúde cumprem as formalidades legais e profissionais do sector, mas também o modo como são acautelados os direitos dos doentes e a segurança de pacientes, colaboradores e visitantes. Assim, a distinção do Hospital de Ovar pela prestigiada instituição britânica representa, uma responsabilidade acrescida para novos desafios.
Recorde-se que o Hospital de Ovar já tinha sido distinguido anteriormente com uma acreditação provisória de qualidade, pelo que a recente obtenção da "Full Accreditation" reconhece, de acordo com a HQS, "o permanente compromisso dos profissionais deste hospital com a melhoria da qualidade dos serviços".
A Acreditação de Qualidade atribuída pela HQS obriga o Hospital de Ovar a participar à entidade auditora todas as mudanças que ocorram na sua organização ou estrutura, tais como fusões, perda de valências, abertura de novos serviços ou mudanças na administração, para que o Comité possa determinar se "as mudanças afectam o estatuto concedido à instituição" e se "alguma acção deve ser tomada" .
Este processo iniciou-se em 27 de Setembro de 2002 , com a assinatura de um contrato estabelecido entre o HFZ – Ovar, e o King’s Fund Health Quality Service.
A envergadura deste feito merece o realce e o elogio daqueles que o tornaram possível, designadamente:
- os apoios financeiros e técnicos disponibilizados pela Saúde XXI, IQS e ARSC, em suma pelo Ministério da Saúde;
- o envolvimento, esforço e empenhamento de todos os colaboradores que abraçaram este projecto com toda a alma.
Este projecto despertou na instituição uma nova atitude, "tornou-nos mais ricos e orgulhosos, o que nos permite encarar os desafios que se advinham com mais esperança e confiança", afirma o Conselho de Administração da unidade.

Sem comentários: