terça-feira, julho 12, 2005

«Executivo socialista a reboque do PSD»
Vereadores criticam proposta
eleitoralista dos SMAS


Joaquim Barbosa, vereador do PSD na Câmara Municipal de Ovar, entende que o anúncio desta proposta peca por tardio e sustenta que o ‘timing’ escolhido para a sua realização “cheira a campanha eleitoral”. O autarca lembra, até, que a Câmara Municipal não aproveitou o momento ideal para arrancar com esta medida, na altura em que, no ano passado, centenas de munícipes compareceram nas Assembleias Municipais em contestação ao aumento das tarifas de água e saneamento.
O vereador social-democrata defende que “ao apresentar esta proposta, neste momento em particular, o Conselho de Administração dos SMAS evidencia claramente que não foram tidos em conta os interesses da população. A medida já se impunha há muito tempo e, como tal, já deveria ter sido posta em prática”. Para Joaquim Barbosa, “o que se conclui é que, apesar de já se justificar há muito tempo uma acção deste tipo, os responsáveis autárquicos ficaram a aguardar a oportunidade de usá-la como manobra eleitoralista”.
Mais ainda, a proposta do Conselho de Administração dos SMAS surge escassos meses depois de uma ideia semelhante ter sido apresentada, pela primeira vez, no lançamento da candidatura de Álvaro Santos à Câmara Municipal. Recorde-se que no dia 16 de Abril, durante a sua apresentação pública, o candidato do PSD avançou com uma proposta concreta de “criação de um sistema de incentivos às ligações domiciliárias à rede pública de abastecimento de água e saneamento, tendo em conta a pouca adesão que existiu até agora e os riscos que essa situação comporta em termos de contaminação de lençóis freáticos e de poluição dos cursos de água”. Álvaro Santos anunciava então uma redução de 50 por cento no custo das ligações durante um período de seis meses – uma proposta em tudo semelhante àquela que os SMAS apresentaram na reunião de câmara de ontem (Ler mais).

Sem comentários: