terça-feira, julho 19, 2005

Greve de 24 horas na Yazaki

Os trabalhadores da Yazaki Saltano estão a cumprir uma greve de 24 horas para os dois turnos de laboração. Esta é mais uma das formas encontradas pelos operários para protestar contra a anunciada deslocalização da empresa para a Turquia e Eslováquia. Além disso, os trabalhadores protestam também contra o «black-out» da administração e Governo e que há meses se encontram em negociações para tentar encontrar uma solução que evite o despedimento de meio milhar de trabalhadores.
A opção para, pelo menos parte dos 1.500 trabalhadores, passará pelo fabrico de painéis solares, projecto que o SIEC diz ter já ter o aval do Ministério da Economia.
«O Governo que prometeu 150 mil postos de trabalho tem de olhar para esta empresa de forma diferente», adverte Américo Rodrigues. O dirigente sindical acusa a administração de estar a «recorrer ao terrorismo psicológico, desmontando as linhas de produção mesmo à frente dos trabalhadores a quem continua a propor contractos de rescisão amigável» que não convenceram mais de centena e meia.

Sem comentários: