segunda-feira, dezembro 13, 2004

Sismo
Abalo com 5,4 na escala de Richter
sentido com intensidade em Lisboa

O sismo hoje registado às 14:16 atingiu uma magnitude 5,4 na escala de Richter e foi sentido com alguma intensidade em Lisboa, no Centro e no Sul do país, mas não causou danos pessoais, informou o Instituto de Meteorologia.
O sismo, com epicentro a sudoeste do cabo de São Vicente foi sentido com intensidade 4 na escala de Mercalli modificada na região de Lisboa.
A escala de Mercalli refere-se à intensidade do tremor. O grau 4 corresponde a uma intensidade moderada (vibração de portas e janelas, vidros e loiças chocam e veículos estacionados balançam).
A escala de Richter mede a energia libertada por cada terramoto e baseia-se no registo sismográfico.
O sismo foi perceptível em várias zonas do país, onde os respectivos Centros Distritais de Coordenação de Socorros têm recebido centenas de telefonemas.
O abalo foi sentido em Guimarães, Leiria, Figueira da Foz, Évora, Beja, Lagos, Portimão, Faro, Vila Real de Santo António e Tavira segundo informações transmitidas por residentes nessas localidades.
Também em Coimbra, Matosinhos, Porto, Santo Tirso, Valongo, Santarém, Alcobaça e Caldas da Rainhas, os relatos dos habitantes dão conta do abalo sísmico.(«Lusa»)

Sem comentários: