quarta-feira, dezembro 29, 2004

Juntas de Ovar queixam-se de receberem
menos verba do que o carnaval


«As juntas de freguesia não vivem de carnavais, mas de trabalho.» O presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, o independente Alcides Alves, afirma que não gosta de documentos virtuais, mas dos reais, e esses, confessa, mostram que as verbas respeitantes às transferências de capital para a Fundação do Carnaval são superiores às das oito autarquias de Ovar. «Há uma ideia clara de que há mais dinheiro transferido para a Fundação do Carnaval, relativamente aos documentos provisionais», sustenta. E lança uma pergunta: «Como é que o Carnaval de Ovar dá prejuízo com entradas pagas e bem pagas?». O que o conduz a uma conclusão imediata: «Para o município de Ovar, é mais importante o Carnaval do que o progresso das freguesias».
O autarca não coloca em causa a realização do Entrudo ovarense, que considera parte da tradição do município, mas defende que o apoio dado à sua concretização «não deve ser feito à custa do desenvolvimento das freguesias». «Há muitas cigarras e poucas formigas», remata Alcides Alves.
O presidente da Junta de Freguesia de Maceda, Aníbal Moreira, eleito pelo PS, também não «belisca» o Carnaval de Ovar - que considera «um instrumento estratégico» para o desenvolvimento municipal -, mas não olha com agrado para a diferença de verbas que vão para a entidade responsável pelo corso carnavalesco, em comparação com as depositadas nos cofres das freguesias. «Trata-se de um valor bastante inferior, em comparação com o que só uma entidade arrecada», aponta. Na sua opinião, «há uma diferença substancial, quando analisadas as necessidades que oito juntas de freguesia têm para satisfazer».(«Público»)

Sem comentários: