segunda-feira, dezembro 27, 2004

«João Semana» na RTP

«João Semana» é o título da próxima série de Francisco Moita Flores para a RTP exibir em 2005. Este é o terceiro clássico adaptado pelo autor, fã confesso dos grandes êxitos literários portugueses, que, depois de criar as séries adaptadas de Eça de Queiroz («Conde Abranhos») e Camilo Castelo Branco («Ferreirinha: Rainha do Douro»), aposta agora n'«As Pupilas do Senhor Reitor», de Júlio Dinis, como «almofada para uma série ficcionada». Tudo porque, «estes são os momentos mais ricos da História Portuguesa», disse ao «Correio da Manhã». A série, de treze episódios de 50 minutos cada, baseia-se no clássico que Júlio Dinis escreveu durante a sua estadia em Ovar e para o qual se baseou em diversos cenários e personagens que conhecia do seu quotidiano vareiro. As filmagens passaram por diversas localidades mas, infelizmente, Moita Flores esqueceu-se que o cenário natural da obra era Ovar.
nome da imagemQuanto ao enredo, Moita promete, desde já, mostrar «a grande geração de Coimbra e todo aquele território muito interessante do ponto de vista do debate de ideias», numa ficção que, apesar de tudo, «segue muito junto ao livro».
‘João Semana’ será o único personagem “que sai de vez em quando para regressar à acção”, numa história que pode ser “um reencontro com o Portugal rural e os grandes amores e desamores.”

Sem comentários: