segunda-feira, dezembro 13, 2004

ERSUC quer queimar a todo o custo - Quercus

Foi com grande surpresa que tivemos conhecimento que a EGF/ERSUC tinham emitido na passada sexta-feira um comunicado sobre um novo plano de gestão de lixo.
Primeiro, porque a EGF/ERSUC demonstra ter decidido ignorar por completo os estudos independentes entretanto surgidos que mostram que a incineração é muito mais cara que o tratamento mecânico-biológico, particularmente o estudo encomendado pelo anterior Governo à Universidade Nova de Lisboa. Sem mostrar qualquer estudo económico novo, a ERSUC mantem-se autistamente a propor a construção de uma incineradora de dimensão semelhante à que já tinha proposto antes.
Segundo, porque a emissão de um comunicado pela ERSUC sobre este assunto é uma atitude inédita, ainda mais estranha porque se sabe que o Senhor Ministro do Ambiente deverá apresentar a sua decisão sobre o plano da ERSUC dentro de poucos dias. Será que se trata de um derradeira tentativa desesperada da EGF/ERSUC de pressionar o Ministro?
Estamos confiantes que o Ministro Nobre Guedes, face às conclusões do estudo encomendado pelo Ministério à Universidade Nova de Lisboa, não deixará de tomar uma decisão a favor do tratamento mecânico-biológico que, ao contrário deste pseudo-plano da ERSUC, seja racional, económica e ambientalmente fundamentada.(«NdA»)

Sem comentários: