terça-feira, fevereiro 21, 2006

UA associa-se às comemorações dos 40 anos
dos «Cinco Minutos de Jazz», de José Duarte


Com o lançamento, a 21 de Fevereiro, do site www.jazzportugal.ua.pt, uma sessão aberta de improvisação, a 22, e um concerto com a Big Band LISBON SWINGERS, a 24, em parceria com o Teatro Aveirense, a Universidade de Aveiro associa-se às comemorações que assinalam 40 anos de emissão de “Cinco Minutos de Jazz”, de José Duarte, programa que actualmente passa na Antena 1 – RDP.
Hoje é lançado o site www.jazzportugal.ua.pt, que expande um trabalho de divulgação do Jazz que se iniciou em 1997, num site, noutro endereço. O conteúdo deste site inclui uma agenda de espectáculos, festivais e lançamentos, um repositório de informação e críticas sobre CDs, publicações, programas, músicos e músicas em torno do Jazz. Os conteúdos mantêm a coordenação e responsabilidade de José Duarte, estando o suporte técnico, concepção gráfica e o desenvolvimento a cargo da Universidade de Aveiro.
Amanhã, no Auditório da Livraria dos Serviços de Acção Social da UA decorrerá uma sessão de improvisação, entre as 13h00 e as 18h00, de 5x n minutos aberta a todos os interessados. A Universidade de Aveiro fornece os instrumentos base (bateria, piano digital, contrabaixo), bastando aos interessados inscrever-se (ficha de inscrição em pdf) até dia 21 de Fevereiro, na Fundação João Jacinto de Magalhães, tel.: 234 373050, e-mail: ralvarenga@gabs.ua.pt. Aos participantes nesta sessão será oferecido o livro “Poezz”, de José Duarte e Ricardo António Alves, autografado pelo autor.
Por último, no dia 24, o Teatro Aveirense acolherá, a partir das 21h30, o Concerto com a Big Band LISBON SWINGERS. Constituída por um grupo de músicos interessados em interpretar grandes temas de Jazz, nomeadamente os clássicos americanos da era do swing, esta banda tem a direcção do consagrado trombonista, maestro e arranjador Claus Nymark, também professor na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal.
Actualmente os Lisbon Swingers contam com cinco saxofones, clarinete, cinco trompetes, quatro trombones, piano, secção rítmica e duas vozes, tendo realizado já vários concertos por todo o país. Os seus gostos são ecléticos mas procuram, frequentemente, aproximar o som típico de orquestras como as de Count Basie ou de Duke Ellington.
No espectáculo de 24 de Fevereiro, em Aveiro, começarão por interpretar o tema do genérico do programa “Cinco Minutos de Jazz”, especialmente orquestrado para esta ocasião, seguindo-se o seguinte alinhamento:
Lou's Blues; Shinny stockings; All the way; I'm beginning to see the light; Opus one; The lady is a tramp; Take the A train; Stardust; Look what I found; Fly me to the moon; In a mellow tone; The man I love; Brasilia; Back home; Let me uptown; Hey ba-ba-re-bop
Os bilhetes para este espectáculo, organizado em parceria com o Teatro Aveirense, serão vendidos a 10 euros, aplicando-se os seguintes descontos:
20% menores de 25; maiores de 65; funcionários da CMA;
30% para grupos com mais de 10 pessoas
50% para Universidade de Aveiro

Recorde-se que "Cinco Minutos de Jazz" foi para o ar a primeira noite em 21 de Fevereiro 1966 foi na Rádio Renascença a convite do saudoso João Martins, radialista de grande prestígio e como rubrica do programa com grande audiência "23ª hora". Lá se manteve até 1975 até quando os emissores da RR foram dinamitados. Em 1983, voltou, desta vez por convite de João David Nunes, que na altura dirigia a Rádio Comercial, para esta popular estação de rádio onde se manteve até 1993. Desde então faz parte da programação nacional e internacional da RDP Antena 1, de segunda a sexta às 18.50h, 22.50h e 01.50. É um programa pioneiro na divulgação do jazz em Portugal que, com o seu formato, é ao longo destes anos co-responsável pela popularidade que o jazz tem hoje neste país. Programa jazz de todos os estilos: antigo (New Orleans), clássico (Swing), moderno (BeBop) e contemporâneo (Free)".
Pelo seu envolvimento na promoção, estudo e um conjunto de eventos na área do Jazz, a Universidade de Aveiro associa-se assim, com estas três iniciativas, às comemorações do programa, dinamizado pelo seu docente do Departamento de Comunicação e Arte, José Duarte.

Sem comentários: