quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Casa do jornalista Jorge Van Kriken também foi alvo de buscas
PJ efectua buscas no "24 Horas" por causa do "envelope 9"

A Polícia Judiciária realizou hoje buscas na redacção do jornal "24 Horas", numa diligência aparentemente relacionada com as notícias publicadas pelo diário sobre os registos de chamadas telefónicas de várias figuras de Estado, apensas ao processo Casa Pia.
Um juiz de instrução, um procurador do Departamento de Investigação e Acção Penal e investigadores da Polícia Judiciária entraram hoje de manhã na redacção do jornal, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, onde dedicaram particular atenção ao computador de um dos jornalistas autores das referidas.
Em simultâneo, em Portalegre, as autoridades efectuaram uma busca à casa do jornalista "free-lance" Jorge Van Krieken, outro dos autores da notícia que originou a instauração de um inquérito pela Procuradoria-Geral da República.
O caso dos registos telefónicos de várias figuras de Estado inseridos no envelope número 9 do processo de abusos sexuais de menores da Casa Pia foi denunciado há um mês pelo jornal "24 Horas".
Na altura, o procurador-geral, José Souto Moura, anunciou a abertura de um inquérito com carácter de urgência para apurar como tinham ido parar ao processo os registos telefónicos, mas até agora não foram divulgadas conclusões.


Comentário:

É típico. Quando alguma coisa corre mal neste país, são os jornalistas que pagam as favas. Agora é a justiça que procura na redacção do «24 Horas» a solução para os problemas que não consegue solucionar dentro da sua própria casa.
A acusação ao abrigo da qual os magistrados entraram nas instalações de um órgão de comunicação social livre de um país democrático, é digna de um país terceiromundista da América Latina. Não venham falar que os muçulmanos são fundamentalistas. Isto o que é?
Meus amigos, os jornalistas são o último bastião da democracia e da liberdade de expressão deste país. Quando os jornalistas forem finalmente calados perante a complacência de toda uma população que não sabe que também lhe estão a mexer nos seus próprios Direitos, Liberdades e Garantias, aí ficarão todos saciados. Aí, os portugueses vão acordar, mas já pode ser tarde demais.

Sem comentários: