sábado, fevereiro 18, 2006

Cidade geminada
Carnaval de João Pessoa
já tem ordem definida


A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), cidade brasileira geminada com Ovar, já definiu a ordem de apresentação das 23 agremiações que fazem parte do «Carnaval Tradição» da Capital, que acontece entre os próximos dias 26 e 28, na Avenida Duarte da Silveira, Centro. No domingo (26) e na terça-feira (28), apresentam-se as escolas de samba, os clubes de orquestras e as tribos indígenas. Já na segunda-feira (27), haverá desfiles dos grupos de Ala Ursa e Papangus da cidade.
De acordo com o presidente da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Luís Carlos Vasconcelos, a Prefeitura vai garantir toda a estrutura física do evento e mais uma ajuda de custo para as agremiações participantes. “Nós vamos dar condições para que os grupos que formam o nosso «Carnaval Tradição» possam ter uma boa exposição de seus trabalhos. Eles vão contar com um som de excelente qualidade, arquibancadas maiores do que fornecemos no ano passado, enfim, terão uma boa estrutura para fazer suas apresentações», disse.
Luís Carlos destacou o desfile dos grupos de Ala Ursa e Papangus, que é uma novidade introduzida na programação do «Carnaval Tradição», desde o ano passado. “A cidade não tinha um espaço para esses grupos da cultura popular dos bairros, isso é uma novidade desta gestão. Convidamos a população para prestigiar o nosso ‘Carnaval Tradição’ e assistir o espetáculo das escolas, clubes e tribos indígenas, que só existem aqui”, comentou.
Blocos de bairros
Além do apoio que já oferece aos blocos que formam o Folia de Rua e o Carnaval Tradição, a Funjope também colabora com os blocos de bairro, que realizaram prévias carnavalescas e também desfilarão durante os quatro dias de carnaval. “São dezenas de blocos, que este ano contam com a presença de orquestras de frevo ou de trios elétricos para animar os foliões”, comentou.
Segundo o presidente da Federação Carnavalesca da Capital, Cardivando Cavalcante de Oliveira, as prévias foram um sucesso, reunindo a população dos bairros em torno dos ritmos que compõe os festejos do tradicional desfiles das escolas, tribos indígenas e clubes de frevo da cidade.
Ao todo aconteceram cinco prévias, nos bairros do Róger, Torre, Cristo Redentor e Mandacaru. “As prévias estão sendo um sucesso, pois estamos aproveitando para divulgar e incentivar a população para o nosso 'Carnaval Tradição'. Os moradores também estão participando das festas”, comentou, lembrando ainda que ao todo, 23 agremiações carnavalescas fazem parte do “Carnaval Tradição” de João Pessoa. São seis clubes de orquestras, sete escolas de samba e dez tribos indígenas. A programação começará sempre às 17h, com 40 minutos reservados para cada agremiação.

DESFILES DO CARNAVAL TRADIÇÃO - 2006
Domingo (26)
Clube de Orquestra Piratas do Jaguaribe - Jaguaribe Tribo indígena Tabajara - Alto do Mateus Clube de Orquestra Vinte e Cinco Bichos - Jaguaribe Tribo Indígena Ubirajara - Rangel Clube de Orquestra Bandeirantes da Torre - Torre Tribo Indígena Papo Amarelo - Cruz das Armas Escola de Samba Império do Samba - Róger Escola de Samba Malandros do Morro - Torre Escola de Samba Catedráticos do Rítmo - Róger Escola de Samba Independentes de Mandacarú - Mandacarú Escola de Samba Unidos de São Miguel - São Miguel
Segunda-feira (27) - CONCURSO DE ALA URSA
Urso Trovão - BayeuxUrso Preto - Padre Zé Urso Gavião - Róger Urso da Paz - Grotão Os dois vencedores do concurso de Mandacarú do dia 17/02/06 Os demais que se inscreverem até o dia 23/02/06

Terça-feira (28)
Tribo Indígena Tupinambás - Mandacarú Clube de Orquestra Sai da Frente Dona Emília -Rangel Tribo Indígena Pele Vermelha - Rangel Tribo Indígena Tupi Guarany - Mandacarú Clube de Orquestra São Rafael Freve & Folia - São Rafael Tribo Indígena Guanabaras - Mandacarú Tribo Indígena Xavantes - Multirão Clube Orquestras Ciganos do Esplanada - Esplanada Tribo Indígena Africanos - Cristo Escola de Samba Mirasol - 13 de Maio Escola de Samba Resplendor - São José Escola de Samba Acadêmicos de Cruz das Armas - Cruz das Armas

Sem comentários: