segunda-feira, fevereiro 20, 2006

No Brasil...
25 milhões de camisinhas serão
distribuídas durante o Carnaval


O Ministério da Saúde anunciou ontem que serão distribuídas 25 milhões de camisinhas masculinas durante o Carnaval deste ano. Elas foram enviadas aos Estados e podem ser obtidas gratuitamente em postos de saúde, ONGs, e nos próprios locais onde haverá festas.
O fornecimento integra a campanha de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis e à Aids, iniciada neste domingo, que deverá durar até o próximo dia 28, terça-feira de Carnaval. Ela também prevê a entrega de folhetos informativos.
Uma pesquisa divulgada no final do ano passado revelou aumento no uso de camisinha entre os brasileiros. Em 1998, apenas 47,8% das pessoas entre 16 e 19 anos usavam camisinha. Em 2005, o número subiu para 65,8%. Ele também subiu entre as pessoas de 20 a 24 anos. Em 1998, 37,7% usavam camisinha. Em 2005, eram 55,2%.
Para Mariângela Simão, diretora adjunta do Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde, quanto mais camisinhas forem distribuídas, maiores as chances de a população ficar longe das doenças.
"Entendemos que, na época do Carnaval, é mais comum as pessoas terem relações sexuais com parceiros eventuais. Quanto mais conseguirmos fazer a distribuição de preservativos, mais acesso as pessoas vão ter a um meio seguro de prevenção."

Sem comentários: