segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Ovar na BTL 2006

Que vergonha...melhor dizendo, que decepção. Para ser sincero, não tenho palavras para descrever o que vi, de tão mau que era.
Na verdade, não esperava que o Stand da «Rota da Luz», onde a região de Ovar está inserida, que esteve presente na edição da BTL'06 (Bolsa de Turismo de Lisboa), estivesse tão mal. Acho que foi o pior dos últimos anos. Antes de relatar o que vi a todos aqueles que não tiveram a oportunidade de se deslocarem até Lisboa para assistirem a esta Feira relacionada com o sector do Turismo e Hotelaria, gostaria de lançar algumas questões ao Sr. Presidente da Camara Municipal de Ovar, que apoiou o actual Presidente da Rota da Luz nas últimas eleições.
- Sr. Presidente, não acha que deveríamos ter outro reconhecimento neste organismo, uma vez que o senhor apoiou o candidato que ganhou a presidência?
- Não acha que devemos deixar, em algumas ocasiões, a cor do partido de lado, e apoiar as pessoas da nossa região para que, de uma vez por todas, Ovar seja reconhecido e valorizado pelo rico património cultural e artístico que possui, dando-se a conhecer através deste veículo?
- Já reflectiu que o Turismo poderá ser a tábua de salvação da região de Ovar, uma vez que a indústria está a desaparecer, e não existem investidores que queiram fixar-se por cá ?
Pois é, caros leitores. Todos os anos participo na BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), como Profissional do ramo e fico «revoltado» e triste, porque a nossa região não é divulgada como deveria de ser. Este ano, como disse no inicio deste artigo, foi o pior Stand de todos os tempos: imagens antigas, sem animação, espaço pequeno sem visibilidade alguma (muito escondido) e o que é mais crasso, não existiam brochuras turísticas da cidade de Ovar ou da região de Ovar. A única existente era a do Hotel «Meia Lua».
Pergunto a quem de direito, se vale a pena continuar a sustentar organismos que apenas se preocupam com o seu próprio umbigo? Não acham que deveríamos copiar os bons exemplos, como são os casos de Santa Maria da Feira, e este ano, a agradável surpresa que constituiu o caso de Ílhavo, que desde já felicito pela inovação e pelo bom gosto, e que teve em conta as mais valias da região (casas tipicas da Costa Nova, o Farol da Barra, etc, etc...)
Ovar tem três excelentes cartazes turísticos; Carnaval, Sol e Praia e a Semana Santa (Procissões), que mais uma vez não foram dados a conhecer aos milhares de visitantes que por ali apareceram. Noutros Stands, exsitia animação (escolas de samba a desfilar pelos pavilhões), dava-se a conhecer a gastronomia, as festividades e tradições locais, e «nós» a ver os outros a crescerem, a desenvolverem-se e a cativarem a atenção dos milhares de visitantes que por ali passavam. Tive a oportunidade de conversar com três responsáveis hoteleiros da região, que também estavam na Feira, e todos foram unânimes em dizer que nada se faz, nada se incentiva, que miséria...
Permita-me que faça aqui e agora um pequeno comentário discordante das palavras proferidas por V. Exa. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Ovar, aquando do debate aberto com os restantes candidatos para as autárquicas, que a BTL não era interessante nem um veiculo de captação de turistas...
Contrariamente ao que o Sr. afirmou, a BTL é a feira mais importante no ramo do turismo e da hotelaria em Portugal e uma das mais importantes da Europa. Poderia ser, sem dúvida, uma forma de promover a nossa região, onde se fazem excelentes contactos com operadores turísticos estrangeiros e nacionais, para que estes coloquem Ovar na sua programação.
Chega, de uma vez por todas, de estarmos inseridos num organismo que não nos favorece em nada e nem promove o que de facto a região de Ovar é na verdade, e o que poderá ser caso as entidades que estão à frente da nossa cidade e região se mentalizem que a solução dos problemas principais é a aposta no Turismo e nos recursos naturais e culturais que possuímos.
Para terminar, deixo aqui um apelo. Desvinculem-se da Rota da Luz, criem uma Sociedade de Turismo (com gestão privada, como se de uma PME se tratasse) e tenho a certeza absoluta que Ovar será reconhecida, a nivel nacional e internacional, entrando no caminho certo para o AMANHÃ. Temos que estar no pelotão da frente e não continuar a ser meros espectadores a ver a corrida a passar...

Leitor devidamente identificado

Sem comentários: