segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Gripe das Aves
Pássaros achados mortos e analisados

Mais de 20 pássaros foram encontrados mortos em Portugal nos últimos dias e sujeitos a análises de despistagem da gripe das aves pelo Laboratório Nacional de Investigação Veterinária, o que, segundo fonte oficial, "é uma situação perfeitamente normal".
Segundo o porta-voz da Comissão de Acompanhamento da Gripe Aviaria, "em todo o país são encontradas com frequência aves mortas" e todas as detectadas têm sido encaminhadas para análise, tendo os resultados sido, até agora, negativos à infecção pelo vírus H5N1.
Uma gaivota e uma tarambola foram hoje encontradas mortas no areal da Praia Norte, em Viana do Castelo e, segundo fonte da Capitania, foram enviadas para análise ao Laboratório Nacional de Investigação Veterinária (LNIV).
Segundo o porta-voz da Comissão de Acompanhamento da Gripe Aviaria, criada no âmbito do Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, e que integra também a Direcção-Geral da Saúde, foram encontradas mortas, e enviadas para análise, mais de 20 aves desde sexta-feira.
No LNIV, no Porto, foram analisadas duas galinhas, um ganso patola (vivo), dois patos, uma gaivota, um arau e dois pombos, encontrados em vários pontos do norte do país.
Em Lisboa, o LNIV analisou várias galinhas mortas, uma ave de rapina, um pato real, uma rola turca, um pato, uma gaivota e alguns pombos.
O porta-voz realçou ainda que foram reforçadas as acções de vigilância nas 19 zonas de risco definidas pelo Instituto de Conservação da Natureza, assim classificadas devido à grande densidade de aves migratórias, e que os "parâmetros registados estão perfeitamente normais".
De acordo com a mesma fonte, os animais têm sido encontrados pela população das diferentes zonas e diversas entidades.
Os últimos dados da Comissão de Acompanhamento da Gripe Aviaria indicam que, desde o início do ano e até 15 de Fevereiro, foram já realizadas 1.101 análises em aves silvestres para detecção do vírus H5N1.
No ano passado, o número de análises para pesquisa do vírus ascendeu a 6.291, com particular incidência no segundo semestre de 2005, durante o qual se fizeram 5.287.

Sem comentários: