sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Praça das Galinhas
fantasia-se no Carnaval


Assim as condições atmosféricas o permitam e não faltarão, aos foliões que escolherem Ovar como destino de Carnaval, locais de diversão na cidade. A mais recente proposta partiu da união e oito estabelecimentos hoteleiros do centro urbano e da praia do Furadouro que pretendem animar um dos locais mais nobres da cidade, recentemente alvo de obras de beneficiação. Trata-se do Largo Mouzinho de Albuquerque, vulgarmente designado por Praça das Galinhas por, em tempos recuados, ali se desenrolar a venda destas aves.
Os tempos mudaram e a praça, normalmente um local calmo, será transformada, nos próximos dias, no ponto de encontro dos muitos forasteiros em busca da folia proporcionada pelas gentes vareiras nesta época do ano.
Segundo Manuel Valente, um dos responsáveis pelo projecto, «a ideia surgiu para proporcionar mais uma oferta e, ao mesmo tempo, como alternativa à ‘Tentzone’» [nr: instalada no Parque da Senhora da Graça]. Por outro lado, «este é um meio de também podermos colaborar no engrandecimento desta festa que é a maior do concelho», indicou Valente, ele próprio um empresário hoteleiro instalado na praia do Furadouro.
Mas ao contrário da outra proposta instalada na cidade, o nosso interlocutor fez questão de frisar que «a entrada é livre», acrescentando que «esta iniciativa é uma demonstração inequívoca de que os bares da cidade não estão de costas voltadas uns para os outros».
Por outro lado, Manuel Valente não deixa de reconhecer que a experiência colhida do ano passado, em que estes bares estiveram no projecto da «Tenda Armada», que também esteve instalada no Parque da Senhora da Graça, «foi muito importante».
O tempo tem estado incerto, por isso os responsáveis pela organização vão cobrir o espaço com uma tenda, de forma a «que ninguém se molhe caso chova numa destas noites».
A programação promete acompanhar as especialidades à disposição dos foliões nos diversos balcões instalados na praça. Na sexta-feira, dia 24, os Axu-Mal apresentam o «Show dos Pitos», seguindo-se, numa iniciativa inédita, a eleição da Miss Galinha da Praça, num concurso aberto aos grupos e escolas de samba do Carnaval. A noite segue madrugada dentro com DJ’s convidados.
No sábado realiza-se o «Baile à bujeca», com a actuação da banda «Radra Kalli» e sessão de DJ’s pela noite dentro. No domingo, organização espera projectar o corso desse dia e de «Carnavais idos». Segunda-feira vai assistir a uma iniciativa inédita no Carnaval vareiro, com a organização a abrir o espaço, durante a tarde, a uma mostra do que chamou de «tunnings carnavalescos». A grande noite de segunda para terça-feira arranca com a actuação do grupo «Top3», seguida dos DJ’ que vão animar toda a noite do Carnaval da Praça.(in «Diário de Aveiro»)

Sem comentários: