terça-feira, fevereiro 28, 2006

Não há Carnaval como o de Ovar

Vamos embora minha gente!!!! Não há Carnaval como o de Ovar!!!!” grita entusiasticamente uma voz com pronúncia de português do Brasil. A frase era audível a largas dezenas de metros do recinto que acolheu, tal como aconteceu nos anos anteriores, o Carnaval de Ovar 2006.
O convite estava feito e foi aceite por milhares de pessoas, oriundas um pouco de todo o País. Sinal disso era o tamanho da fila de carros e autocarros que se fez sentir à entrada daquela cidade. Para além do trânsito caótico, não havia lugares para estacionar. Como forma de resolver o problema, as viaturas começaram a ser estacionadas em cima dos passeios e dos jardins mas, apesar de ser Carnaval e de ninguém levar a mal, os agentes de autoridade que se encontravam no local passaram multas aos infractores.
Aborrecimentos à parte e com um sol que fez questão de brilhar, embora por vezes interrompido por algumas nuvens, a alegria, o entusiasmo, o ritmo, as cores e os foliões não se fizeram rogados. Na passadeira vermelha desfilaram Bailarinos, Carrucas, Catitas, Condores, Garimpeiros, Joanas do Arco da Velha, Marados, Marroquinos, Não Precisa, Palhacinhas, Pierrots, Pindéricus, Pinguins, Vampiros, Xaxas, Zuzucas, Charanquinha, Costa da Prata, Juventude Vareira, Kan-Kans, Preto no Branco, Axu-mal. Os protagonistas que deram corpo a estes grupos tinham idades diferentes, profissões distintas e estilos de vida igualmente não coincidentes. Ainda assim, aquilo que os uniu é o facto de serem habitantes de Ovar e verem o Carnaval como algo especial e intrínseco daquela cidade.
Quando lhes era colocada a pergunta: por que é que decidiu participar? As respostas eram peremptórias: “e porque não? Sou de Ovar, gosto da minha terra e, consequentemente, gosto do Carnaval. Os meus pais já participaram, eu também aqui estou, e já o faço há alguns anos, e até o meu filhote já marca aqui também presença”.
As margens do recinto onde o desfile decorreu estavam a abarrotar. Famílias inteiras, residentes em diferentes pontos dos País, fizeram questão de marcar presença naquilo que consideram ser um espectáculo.

Desde 1952

Organizado desde 1952, o Carnaval de Ovar é o maior acontecimento turístico da região, atraindo anualmente dezenas de milhares de visitantes. A preparação do Corso Carnavalesco envolve, durante todo o ano, os figurantes e suas famílias que executam, eles próprios, os trajes, as máscaras, as fantasias, os enfeites e os carros alegóricos, ricos de exotismo, criatividade e humor. Durante cerca de um mês, multiplicam-se os bailes, as brincadeiras, as travessuras, as iniciativas culturais e o Desfile de mais de dois mil foliões vareiros distribuídos pelas Escolas de Samba, Grupos e humoristas individuais. E é o colorido, a fantasia, o ritmo, o humor e a alegria do Carnaval que invadem as ruas da cidade de Ovar.(«PJ»)

Sem comentários: