Banco de Portugal
Economia portuguesa melhora em Janeiro
A economia portuguesa voltou a dar sinais de melhoria em Janeiro, segundo o indicador coincidente hoje divulgado pelo Banco de Portugal no relatório dos indicadores de conjuntura.
De acordo com os dados, o indicador coincidente mensal da actividade económica, que informa sobre as tendências subjacentes à evolução da economia portuguesa e que vale pelo seu carácter qualitativo, subiu 0,2 por cento em Janeiro em relação a igual mês de 2005, depois de ter estagnado em Dezembro e de ter caído 0,1 por cento.
O Banco de Portugal diz, por isso, que os dados sugerem que a actividade económica "voltou a apresentar uma ligeira melhoria".
O indicador coincidente de actividade sintetiza informação relativa ao Produto Interno Bruto (PIB), ao volume de vendas no comércio a retalho, às vendas de veículos comerciais pesados, às vendas de cimento, ao índice de produção da indústria transformadora, a situação financeira das famílias, as novas ofertas de emprego e ao enquadramento externo.
O relatório do Banco de Portugal hoje divulgado refere também que os dados apontam para a continuação da recuperação do consumo privado, a qual já tinha sido iniciada final do ano passado.
O indicador coincidente do consumo privado subiu 1,3 por cento em Janeiro, apesar do indicador de confiança dos consumidores se ter mantido negativo.
Ao nível do investimento, os sinais não são muito animadores:
houve queda da venda de veículos ligeiros comerciais e descida das vendas de cimento, numa altura em que a confiança no sector da construção se deteriorou.
Sem comentários:
Enviar um comentário