segunda-feira, fevereiro 27, 2006

Foliões aquecem o frio

O fato de cabedal ajusta-se como uma luva às curvas do esbelto corpo. O rosto está perfeitamente maquilhado. As unhas, longas e rubras, terminam umas mãos compridas onde brilham anéis de pérolas. As botas pretas de salto alto e a bolsa da mesma cor completam o conjunto. O cabelo, com madeixas ruivas e louras, está solto ao vento. Foi nestes preparos que Ricardo Pacheco, "Nancy" para os amigos, chegou, ontem, ao Carnaval de Ovar, para dar início ao primeiro de três dias de folia que irá assolar o país de lés-a-lés.Nancy chegou acompanhada pelo seu homem, Tó Zé Maia, o verdadeiro macho latino, com tudo o que isso implica.
Fatinho de cabedal castanho, pontuado por calças à boca de sino, camisa colorida aberta no peito de forma a revelar o peludo peito e os fios de ouro, sapatos bicudos a imitar pele de cobra e com um pouco de salto e, por fim, grande bigodaça, óculos género aviador e anel de brilhante no dedo mindinho.O casal fez-se transportar num carro todo kitado, com duas grandes labaredas nas partes laterais. O único senão é que era feito de espuma e parecia ter grandes dificuldades de motor. O que valia é que as "urjênssias" da "Garaje Vampiros" estava mesmo ali à mão e pronta a substituir o dito motor.
Mas os mecânicos não conseguiram resistir à simpatia e beleza natural de Nancy, provocando uma enorme fúria em Tó Zé. O homem devia estar, porém, habituado a tais arrufos de paixão pela sua dama, pois trazia, matreiramente, uma moca escondida no carro.Sanadas as hostilidades, o casal, de novo enamorado, seguiu viagem, pelo trajecto de dois quilómetros por onde desfilou o corso do Carnaval de Ovar, que foi brindado com uma das maiores enchentes dos últimos anos.Milhares de pessoas assistiram a um desfile dominado pela cor e alegria, onde se destacou a cada vez maior inovação por parte dos grupos, sobretudo na união da máquina com o homem.Muitos saltos na barriga e arrepios na espinha terão sentido os espectadores ao ver, por exemplo, a gigante roda dos "Xaxas" percorrida por um homem em cima de uma bicicleta. Apesar do frio e do vento que se sentiu, as nuvens que encobriam, de quando em vez, o sol, não chegaram a ameaçar. Isto depois de, anteontem, o desfile das escolas de samba ter sido alvo de alguns aguaceiros. O último foi tão forte que a escola de samba "Juventude Vareira" não encontrou condições para desfilar.Hoje não há desfile, mas prevê-se uma nova enchente no centro de Ovar.
É a chamada "Noite mágica", onde acorrem tradicionalmente milhares de pessoas vindas de todo o país simplesmente para brincar o Carnaval.Amanhã, o corso vareiro voltará à rua, pelas 14.30 horas, com os seus dois mil participantes, 24 alegorias e ainda "Suas Altezas", o "rei D. TGV", o "Rapidinho" e "Dona Ota, a Despistada". («JN»)

Sem comentários: