terça-feira, setembro 12, 2006

Solução: Voltar a lavar no rio
Portuguesas gastam dez vezes mais água
a lavar louça à mão do que na máquina


Os portugueses gastam até dez vezes mais água na lavagem de louça à mão do que na máquina, sendo a Península Ibérica a região que mais água e energia consome nesta tarefa, revela um estudo alemão.
O estudo da Universidade de Bona foi realizado em sete países europeus - Portugal, Espanha, França, Alemanha, Inglaterra, Irlanda, Turquia, República Checa e Polónia - e concluiu que os habitantes da Península Ibérica são os que mais gastam água e energia a lavar louça.
Os investigadores sujaram 140 peças com vários tipos de comida (ovos, chá, leite, carne e margarina, entre outros) e lavaram depois a louça medindo o consumo de água, energia, tempo de duração, quantidade de detergente utilizado e grau de limpeza das peças.
Os testes revelaram que lavando as peças à mão, Portugal e Espanha consumiam 170 litros de água, contra uma média de 103 litros por lavagem nos sete países estudados, sendo a Dinamarca o país mais poupado (46 litros).
No caso da lavagem à máquina, o consumo baixava para 15 litros (programa normal) ou 22 litros (programa intensivo).
Comparando a lavagem à mão com a da máquina, o estudo demonstrou que em Portugal, o consumo de água era dez vezes superior no primeiro caso, bastante acima da média europeia.
No que respeita à média europeia, o consumo de água na lavagem à mão era quatro vezes superior ao da lavagem à máquina, sendo também esta forma de limpeza mais eficaz no que respeita ao consumo de energia (o gasto desceu para metade na lavagem à máquina com programa normal).
O consumo de energia também foi superior em Portugal e Espanha, atingindo 4,7 quilowatts/hora face a uma média europeia de 2,5 quilowatts/hora.
Quanto ao índice de limpeza de peças, todas as regiões apresentaram valores semelhantes, excepto na Grã-Bretanha e Inglaterra, os menos "limpos".
Os investigadores alemães concluíram ainda que a louça lavada na máquina fica mais limpa do que se for lavada à mão e que o electrodoméstico consome a mesma quantidade de água independentemente do número de peças que lava.
A Quercus confirma o estudo da Universidade de Bona e considera ambientalmente mais correcto usar a máquina de lavar.
Dados recolhidos pela associação ambientalista sugerem que lavar louça com a torneira meio aberta durante 15 minutos representa um consumo de, aproximadamente, cem litros de água, enquanto uma máquina de lavar com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres gasta apenas 40 litros ou, nalguns casos, até menos.
Em Portugal, 30 por cento dos lares têm máquinas de lavar louça.

Sem comentários: