Dia Sem Carros
Há seis anos atrás, portugueses
viveram mesmo um dia diferente
Há seis anos atrás, sete cidades portuguesas viveram a 22 de Setembro um dia diferente, com menos carros, menos ruído, menos poluição e com governantes e povo a unirem-se na opção pelos transportes alternati vos.
A 22 de Setembro de 2000, no primeiro Dia Sem Carros que se celebrou em Portugal, muitos habitantes de Lisboa, Porto, Évora, Leiria, Aveiro, Beja e Sintra, deixaram em casa o automóvel e deslocaram-se a pé, de bicicleta, trotinete ou através dos mais tradicionais autocarro, comboio e metro.
Por convicção ou por obrigação, ministros, secretários de Estado e vereadores deram também o exemplo e juntaram-se à iniciativa que se realizava pela primeira vez em Portugal e em mais 822 cidades e vilas europeias, incluindo a cidade de Ovar.
A data comemora-se mais uma vez este ano na sexta-feira, encerrando a Semana Europeia da Mobilidade.
Em 2000, entre elogios e manifestações de apoio e as vozes críticas da oposição, que considerava o Dia Sem Carros demagógico e penalizante para a vida dos cidadãos, a expectativa era grande na véspera e o tema foi central nas notíc ias.
No primeiro Dia Sem Carros, as principais ruas das cidades que aderiram à iniciativa mostravam um cenário desafogado, próprio de um domingo, com uma significativa libertação do fluxo automóvel e mais peões na rua, quer porque muito s portugueses deixaram de lado o carro, quer porque optaram eles próprios por ficar em casa.
O balanço oficial foi optimista e desvalorizou o facto de muitos automo bilistas terem optado por começar o fim-de-semana mais cedo, furtando-se a eventuais complicações para se deslocarem.
Os dados do Ministério do Ambiente mostraram que os valores de poluição atmosférica e sonora diminuíram consideravelmente no primeiro Dia Sem Carros português, nalguns casos baixando entre metade e um terço os valores da concentração de monóxido de carbono.
Seis anos depois, o número de municípios participantes cresceu - este ano são 70 as câmaras que participam - mas a visibilidade da iniciativa diminuiu.
O Governo quer dar a volta à situação e já garantiu, pela voz do secretário de Estado do Ambiente, que a partir deste ano tudo será diferente.
Este ano, a cidade de Ovar fica de fora das iniciativas relacionadas com o Dia Europeu Sem Carros, mas há seis viveu mesmo um dia diferente. Depois, a coisa foi perdendo fulgor e este ano acabou. A autarquia diz que os dias sem carros devem acontecer todo o ano.
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