quinta-feira, setembro 14, 2006

Operação de Segurança e Prevenção
«Escola Segura - Abertura do Ano Lectivo 2006/07»

O Comando de Polícia de Aveiro, no âmbito do programa “Escola Segura” e com vista ao início ano lectivo, está a desenvolver, entre 11 de Setembro e 27 de Outubro a Operação de Segurança e Prevenção “Escola Segura - Abertura do ano lectivo 2006/2007”.
Uma operação que se justifica «devido a uma maior afluência de pessoas e viaturas junto dos estabelecimentos de ensino, característica nesta altura do ano, esta operação antecipa um conjunto de actividades preventivas, assentes num policiamento de visibilidade, que visam garantir a segurança rodoviária e prevenir, na medida do possível, ocorrências criminais e condutas delinquentes.»
Diariamente o Programa Escola Segura mobiliza 11 elementos policiais e 8 viaturas, apoiados por elementos policiais de outras valências, nomeadamente de Investigação Criminal e Trânsito, ao longo do ano escolar em Aveiro, Espinho, São João da Madeira, Ovar e Santa Maria da Feira.

O “ Programa Escola Segura” contribui para criar as condições de segurança que as crianças merecem - no caminho para a escola, no seu interior, nas suas imediações, onde quer que se encontrem. Para que se sintam apoiadas e protegidas.
Esta vigilância é assegurada através do patrulhamento, através de equipas específicas, em horários e percursos definidos de acordo com as necessidades específicas de cada Escola.

Segundo a Polícia, «será acentuado o esforço no sentido de aumentar a prevenção e visibilidade policial. Para esse efeito, para além da acções de vigilância e apoio diários e permanentes, irão decorrer trabalhos específicos de prevenção, acções especiais de contacto e esclarecimento junto dos jovens, visando promover comportamentos de segurança».

Comportamentos de segurança
Não aceitar boleias de desconhecidos;
Não mostrar que traz dinheiro ou outros valores;
Não aceitar guloseimas, dinheiro ou outras ofertas de desconhecidos;
Não alterar os percursos de ida e volta para casa;
Não brincar em zonas desertas ou com pouco movimento;
Deslocar-se em grupo sempre que possível;
Informar os pais sobre qualquer contacto ou acontecimento estranho;
Pedir ajuda de imediato em caso de necessidade;
Procurar conhecer o agente policial da sua zona e falando com ele.”

Os pais devem conhecer
O horário escolar;
Os percursos que utiliza de ida e volta para a escola;
Os nomes e contactos dos colegas e amigos mais próximos;
Os locais onde costuma brincar.”

Sem comentários: