sexta-feira, setembro 01, 2006

Bandeira Azul
13 bandeiras nunca foram hasteadas,
10 retiradas e cinco roubadas


Dez Bandeiras Azuis das 207 praias portuguesas galardoadas este ano foram retiradas durante o Verão, cinco foram roubadas e 13 nunca chegaram a ser hasteadas, de acordo com um balanço da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
Em meados de Maio, a ABAE anunciou que 2006 era o melhor ano de sempre:
207 praias estavam autorizadas a içar o galardão, mais 16 do que no ano anterior.
No entanto, durante os meses de Verão, algumas praias foram perdendo o símbolo de qualidade: a 08 de Junho, a praia algarvia de Salema, no concelho de Vila do Bispo, foi a primeira a ver retirada a Bandeira Azul, devido a problemas na qualidade da água.
Seguiu-se a praia da Costa de Lavos (na Figueira da Foz), por causa de uma estrada construída em cima das dunas, e a Prainha de Água D'Alto, na ilha aç oriana de S. Miguel, também devido a obras.
As praias de São Pedro do Estoril e Moitas perderam a Bandeira Azul por causa de problemas de licenciamento e obras em curso, baixando para 46 o número de bandeiras atribuídas à zona de Lisboa e Vale do Tejo.
A região norte também perdeu uma das 35 bandeiras atribuídas este ano p or causa de obras de requalificação realizadas na praia de Cabo do Mundo, em Mat osinhos.
Além destas seis praias que não chegaram a ver hasteadas as bandeiras por incumprimento de critérios da associação, outras sete praias algarvias tivera m a mesma sorte, mas por decisão da autarquia local.
A Câmara Municipal de Vila do Bispo optou por nunca hastear aquele símbolo de qualidade nas praias de Cordoama, Castelejo, Mareta, Martinhal, Ingrina, Zavial e Burgau.
A má qualidade da água balnear foi motivo suficiente para a ABAE decidi r retirar, em pleno Verão, as bandeiras de seis praias: Santa Helena (em Torres Vedras), a praia nortenha do Areinho (concelho de Arouca) e as praias algarvias de Ferragudo, Pintadinho, Oura-Leste e Vale do Lobo.
A praia açoriana Ribeira Quente foi a sétima a perder o galardão, depoi s de se verificar que existia problemas de segurança do talude.
A abertura da Barrinha de Esmoriz (no concelho de Ovar), uma festa de v erão no areal da praia de Milícias e escorrências na praia de Aveiros (Albufeira ) levaram a que estas três praias perdessem apenas temporariamente a Bandeira Azul.
Outras cinco praias - Albufeira do Azibo (Macedo de Cavaleiros), Tocha (Cantanhede), Formosa (Torres Vedras), Maças e S. Julião (ambas em Sintra) - também perderam, mas por uma razão menos gravosa: os galardões foram roubados.

Sem comentários: