terça-feira, abril 18, 2006

As mulheres que sorriem são vistas
como mais inteligentes e bonitas


As mulheres que sorriem são vistas pelos outros co mo mais inteligentes e bonitas, conclui um estudo científico inédito hoje divulg ado pelo Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab).
Denominado "Expressão facial: o efeito do sorriso na percepção psicológica dos estereótipos", o estudo foi elaborado a partir da análise facial de 480 por tugueses de idades compreendidas entre os 18 e os 70 anos.
Utilizando uma "Escala de Percepção do Sorriso", a investigação concluiu q ue as pessoas sorridentes são vistas pelos outros como mais alegres do que as de face neutra.
Numa avaliação por género, o estudo revela que a mulher é percepcionada co mo mais inteligente e bonita com o sorriso superior e o sorriso fechado do que q uando exibe a face neutra.
Os resultados apontam para efeito do sorriso na percepção que os homens tê m da beleza da mulher: o sorriso torna a mulher mais bonita, desde a face neutra ao sorriso mais largo.
As mulheres tendem a desvalorizar o efeito do sorriso noutras mulheres e a valorizar o do homem, embora não se tenham verificado diferenças significativas na percepção da inteligência dos homens em função da sua expressão facial.
O grupo etário dos 60-70 não faz significativa distinção na percepção dos diferentes tipos de sorriso e características psicológicas associadas, sendo ess a diferença significativa no grupo dos 18-25 anos.
O director do FEELab e autor do estudo, Freitas-Magalhães, vai participar na Conferência sobre o comportamento humano e a evolução da sociedade, que decor rerá de 7 a 11 de Junho na Universidade da Pensylvania, em Filadélfia.

Sem comentários: