sexta-feira, abril 21, 2006

Segurança Social não paga
subsídio a alunos especiais


A Segurança Social não paga, desde Setembro, o subsídio de educação especial a milhares de alunos. A denúncia é feita pelos centros de apoio localizados sobretudo no norte e centro do país, segundo informa hoje a Rádio Renascença. Cabe à Segurança Social pagar o apoio dado aos estudantes que, por terem necessidades educativas diferentes, são reencaminhados para gabinetes particulares especializados.
Contudo, nos distritos de Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo e Aveiro tem havido atrasos nos pagamentos. O problema passa também pelo facto de a maioria destas crianças ser oriunda de famílias carenciadas.
O presidente da Segurança Social fala em fraude e explica que falta documentação para completar a maioria dos processos, elementos importantes para que não haja alunos a beneficiarem deste subsídio sem dele necessitarem.
Em declarações à RR, Edmundo Martinho lembra ainda que o número de pedidos de subsídio aumentou exponencialmente nos últimos anos. Só em Aveiro, refere, esse crescimento foi de 400% entre 1998 e 2002.
Apesar de tudo, as queixas sucedem-se. No Porto, entre 30 a 40% dos alunos em consulta não estão a ser pagos e muitos deles não obtiveram qualquer resposta da SS. Em Esmoriz, há uma dívida de 150 mil euros pelo apoio dado a 160 alunos.

Sem comentários: