segunda-feira, abril 17, 2006

Apenas ovos (muitos), açúcar e farinha fazem a maior delícia vareira
O inesquecível pão-de-ló de Ovar

A receita é muito simples quando descrita por uma especialista na matéria. A questão é que os segredos não se revelam e, quando isso acontece, é necessário ter muita experiência e «dedo». É que qualquer distracção pode ser a «morte do artista» e lá se vai o «pitinho».

O «JANEIRO» quis saber como é confeccionada uma das maiores especialidades do concelho de Ovar, o seu famoso pão-de-ló, apelidado carinhosamente pelos locais de «pitinho». Para isso, nada melhor que visitar este concelho vareiro e assistir, junto de profissionais à confecção de tão saboroso quanto inesquecível doce.
Desde logo, começa-se por se baterem os ovos. Cerca de 25 por cada quilo de pão-de-ló, a maior parte só as gemas. Depois, é a vez da massa, isto é, na batedeira eléctrica (no caso de doses industriais) colocam-se os ovos e o açúcar, e batem-se durante 25 minutos, juntando-se posteriormente a farinha. Aproveita-se este pequeno intervalo para se adiantar o restante processo, nomeadamente fazendo a vincagem e dobragem do papel. Envolve-se bem a massa, nesta fase manualmente, vertendo-se para a forma já forrada com o papel. Vai ao forno, em média, cerca de uma hora e, posteriormente, é deixado a arrefecer sensivelmente meia hora. Cortam-se as extremidades do papel, coloca-se a fita e está pronto para seguir, dentro da caixa, até à mesa do cliente.
De acordo com profissionais de pastelaria ovarenses, o grande segredo — contrariamente às pizzas italianas –— não está só na massa, mas sim na cozedura, isto é, no tempo que está no forno. (Ler Mais)

Sem comentários: