terça-feira, junho 13, 2006

Meteorologia
Bom tempo só deverá regressar
a Portugal na próxima semana


O mau tempo que se vem registando na nossa região não provocou danos de maior, apesar de ter falhado o abastecimento de energia eléctrica durante a noite de ontem, em vários locais da cidade de Ovar. O Instituto Nacional de Meteorologia (INM) estima que o bom tempo só deverá regressar ao território português na próxima semana, prevendo-se que o mau tempo se mantenha no feriado e ainda no fim-de-semana.
A meteorologista Madalena Rodrigues explicou que os aguaceiros hoje registados no Norte de Portugal deverão continuar amanhã. Estes aguaceiros são explicados por uma depressão que está a deslocar-se para Sul, onde na quinta, que é dia feriado nacional, e na sexta-feira poderá ocorrer precipitação.
Madalena Rodrigues reconhece que a situação de aguaceiros e trovoadas, hoje registada no País, "não é bem normal" para a época, mas também não é excepcional.
Deve-se, precisou a meteorologista, a uma depressão que se dirige para Sul, o que leva à previsão de aguaceiros, quinta e sexta- feira, no Algarve, enquanto, no resto do País, poderão ocorrer pequenos aguaceiros.
Contudo, quando essa depressão sair do País, pelo Sul, está prevista a chegada de uma outra, pelo Norte, que poderá provocar precipitação no domingo.
Assim, com os dados disponíveis neste momento, o INM só prevê o regresso do bom tempo a partir de 20 de Junho, altura em que deverá verificar-se uma subida de temperatura e deixar de haver precipitação.

Sem comentários: