quinta-feira, junho 22, 2006

Comboios especiais desde Ovar
S. João de folia, fogo, martelinhos e bailaricos

Bailaricos, balões de papel, alhos-porros e martelinhos, bem como o tradicional espectáculo de fogo-de-artifício sobre o Douro, marcam sexta-feira à noite a festa de S.João, no Porto, que enche sempre a cidade de foliões.
Os martelinhos, os balões de ar quente em papel a iluminar a noite, os manjericos, as sardinhas assadas e o alhos-porros tornam estes festejos únicos no Porto, reunindo milhares de pessoas, entre as quais muitos estrangeiros.
E para que os turistas jamais esqueçam esta festa, a Câmara do Porto decidiu oferecer, durante o dia de sexta-feira, martelinhos de S. João a todos os que passem pelos postos de turismo municipais. Este ano, a autarquia também recuperou a tradição do bolo de S.João, que depois de quase 50 anos de ausência, regressa agora às pastelarias da cidade.
Do programação de animação destaca-se a actuação de EZ Special e Grupo Pop Rock na Praça Francisco Sá Carneiro, e do Conjunto António Mafra e Banda Lusa, na Praça da Liberdade. A Casa da Música associa-se aos festejos a partir das 22:00 de sexta, com três concertos gratuitos na sua praça exterior: Orquestra Nacional do Porto, Jorge Palma e os Táxi.
O tradicional espectáculo de fogo-de-artifício vai decorrer às 24:00, junto ao rio Douro, iluminando as cidades do Porto e Gaia. Este ano, como também já é tradição, realiza-se o concurso de cascatas, organizado pela Câmara do Porto, e também o das Rusgas de S. João.
Para servir os foliões, tanto a STCP como o Metro e a CP decidiram reforçar os seus serviços. A STCP terá mais autocarros a circular durante a noite e madrugada, o mesmo acontecendo com o metro que vai operar toda a madrugada e colocar em operação veículos duplos, para aumentar a capacidade de transporte. Já a CP disponibilizará na noite de sexta para sábado comboios especiais entre as 02:00 e as 05:15, com origem em S. Bento e destino a Braga, Guimarães, Penafiel, Caíde, Ovar e Aveiro.(«Portugaldiário»)

Sem comentários: