sexta-feira, junho 30, 2006

Deputado PS questiona Governo
sobre transferência da Exponor


O deputado socialista Agostinho Gonçalves questionou hoje o Governo sobre o alegado "interesse nacional" da transferência da Exponor de Matosinhos para Santa Maria da Feira.
Num requerimento dirigido ao Ministério da Economia, Agostinho Gonçalves pergunta ao ministro Manuel Pinho se o projecto de expansão do centro de congressos e exposições Europarque, em Santa Maria da Feira, entregue na Agência Portuguesa para o Investimento (API), é considerado um Projecto de Interesse Nacional (PIN).
"Se sim, como se sustenta o interesse nacional da desactivação da Exponor em Matosinhos e a respectiva transferência para a nova localização?", questiona o deputado.
O presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP), Ludgero Marques, entregou dia 06 na sede da API, no Porto, na presença de Manuel Pinho, o projecto de expansão do Europarque, que vai custar 470 milhões de euros e criar 6.150 empregos.
"Como é certo e sabido, a Exponor [actualmente instalada em Leça da Palmeira, Matosinhos] vai passar para o espaço generoso do Europarque, onde não temos condicionamentos de estacionamento", disse Ludgero Marques na ocasião.
O presidente da AEP salientou que a nova Exponor "vai deixar de ser um armazém, um conjunto de edifícios, para ser realmente uma grande sala de exposições", de nível internacional e com diferentes valências.
O presidente da API, Basílio Horta, referiu que a documentação entregue pela AEP "é praticamente um pré-PIN", devendo a agência pronunciar-se sobre essa classificação com a "celeridade habitual".
No seu requerimento, o deputado socialista salienta que a Exponor "é o maior parque de exposições português", com 200 mil metros quadrados, 60 mil dos quais cobertos, estando muito próximo do Porto de Leixões, Aeroporto Sá Carneiro, terminal TIR e centro da cidade do Porto.
"No eventual desaparecimento da Exponor em Matosinhos, que projectos de interesse económico para o país e para a região estão previstos na área de implantação da Exponor?", pergunta Agostinho Gonçalves.
A AEP e a Câmara de Matosinhos estão a negociar o destino a dar aos terrenos actualmente ocupados pela Exponor, não tendo ainda anunciado os serviços e valências que o espaço passará a ter.

Sem comentários: