quarta-feira, dezembro 27, 2006

União Europeia
Erros cometidos por Portugal
servem de lição para novos países


A Comissão Europeia publicou um artigo sobre os erros que Portugal cometeu após a adesão à Zona Euro que está a servir de guia aos novos países sobre o que não se deve fazer, noticia hoje o Jornal de Negócios.
"Explosão e recessão em Portugal: lições para os novos membros do euro" é o título do artigo publicado pela Direcção-Geral de Economia e Finanças da Comissão Europeia onde estão sistematizados os erros cometidos por Portugal imediatamente a seguir à entrada na união económica e monetária em 1999.
O autor do trabalho, Orlando Abreu, considera oportuno lembrar aos novo s países que vão entrar na Zona Euro o caso português, de como os erros de condução de política fizeram com que à fase da bonança se seguisse a recessão de 2002 e um período de baixas taxas de crescimento, perda de competitividade, défices excessivos, elevadas taxas de endividamento das famílias e da economia em geral.
A primeira das cinco lições a tirar do caso português é que em caso de forte crescimento da procura interna é necessário seguir uma política orçamental restritiva.
Outras lições são manter controlado o crescimento dos salários, especialmente se a taxa de desemprego se reduzir e apertar a supervisão prudente sobre os mercados financeiros para incentivar uma política de crédito responsável.
Alguns dos 10 países que aderiram à União Europeia estão actualmente a atravessar uma etapa de crescimento económico e de 'dieta' orçamental semelhante à que Portugal cumpriu quando se preparava para entrar na União.

Sem comentários: