domingo, dezembro 31, 2006

Trupes infantis dão o tom para que
se cumpra a tradição em Dia de Reis


Os alunos foram de férias na quadra natalícia com as canções praticamente decoradas para, no dia 6 de Janeiro, fazerem boa figura na abertura do Encontro de Troupes de Reis do Concelho de Ovar, que decorrerá no salão dos Bombeiros Voluntários.
Os reiseiros infantis vão abrir o programa de um extenso cartaz que demonstra a vitalidade de uma tradição já com um século que as sucessivas gerações renovam com igual graça, num evento cultural só ultrapassado localmente pelo famoso car- naval da cidade.
Este ano, a representação mais jovem está a cargo de trupes formadas por alunos e professores das EB1 dos Combatentes, da Mãe d'Água, de Oliveirinha, da Ribeira e da Habitovar. E pela primeira vez o programa infantil foi antecipado para a tarde. "As actuações arrastavam-se noite adentro e assim estão mais à vontade e é melhor até para os familiares que querem assistir", explicou a vereadora da Cultura da Câmara de Ovar, Conceição Vasconcelos.
Na semana que antecede o espectáculo, os grupos das escolas primárias percorrem as suas freguesias e lugares. "Andam a cantar e a conviver envolvidos em actos de beneficência, o que é muito interessante", acrescentou a autarca.
Em Ovar, o cantar das janeiras (baseado na festividade religiosa cristã na qual se homenageiam os Reis Magos e a sua adoração ao Menino Jesus) ganhou características próprias com uma toada harmoniosa, alternando o canto a solo e os coros acompanhados de instrumentos de corda. O movimento tornou-se parte da identidade colectiva local, envolvendo cerca de mil pessoas que desafiam o frio do Inverno a cantar porta a porta, em casas e locais públicos.(«DN»)

Sem comentários: